Ayrton Senna a bordo da obscura equipe Onyx em 1989?

Ayrton Senna a bordo da obscura equipe Onyx em 1989?

publicidade



Mas vamos falar um pouco da Onyx também e dos motivos para Irvine aceitar primeiro o convite daquela equipe nanica. Hoje desconhecida, era um dos mais promissores cockpits da categoria. O projetista do carro de 1989 foi Alan Jenkins (ex-McLaren e Penske) e o modelo aspirado surpreendeu a todos ao fazer várias boas posições de pontos no ano de estreia. O ápice foi um terceiro lugar de Stefan Johansson, que não parou para trocar pneus no GP de Portugal e conseguiu o único pódio da história do time.

Irvine guiava para o time de Fórmula 3000 dos chefes, Mike Earle e Joe Chamberlain, e era o favorito para guiar o projeto promissor já no ano seguinte. O problema contudo, é que o excêntrico belga Jean-Pierre van Rossem, que botava o dinheiro grosso na equipe, decidiu que podia liderar sozinho o brinquedo depois dos bons resultados. Earle e Chamberlain pularam fora do barco e Irvine saiu do foco.

Na verdade tudo saiu do foco pois, apesar de um novo projeto de Alan Jenkins, o modo temperamental de lidar com fornecedores, pilotos e engenheiros fez a Onyx afundar. Em 1990, o máximo que o time conseguiu foi um sétimo lugar no GP de Mônaco com o piloto pagante Gregor Foitek, fechando as portas antes do fim da temporada para não dar mais notícias.

Assista à chegada do GP de Portugal com o pódio da Onyx:

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895