Bottas despacha Hamilton e vence na Austrália com corrida perfeita

Bottas despacha Hamilton e vence na Austrália com corrida perfeita

Max Verstappen pressionou britânico no fim e completou pódio com a Red Bull

Bernardo Bercht

Piloto da Mercedes também levou ponto extra pela volta mais rápida da corrida

publicidade

Domínio da Mercedes? Sim! Lewis Hamilton? Não! Valtteri Bottas venceu o GP da Austrália de forma devastadora e, num dia perfeito, somou os 26 pontos possíveis ao virar a volta mais rápida. O finlandês patrolou Hamilton na largada e daí para frente abriu sem deixar chances para o pentacampeão. Venceu com 21 segundos de vantagem para cima do companheiro badalado. O dia foi ainda de fracasso técnico e esportivo da Ferrari, que perdeu até o pódio para a Red Bull de Max Verstappen - primeira taça da Honda no seu retorno - e ainda usou ordens de equipe desnecessárias no final.

Hamilton vacilou na arrancada e Bottas saltou para a ponta para não mais perder. Vettel tentou atacar no início e marcou o britânico por algumas voltas, mas logo a Ferrari começou a perder terreno. Lá atrás, Daniel Ricciardo saiu para a grama ao tentar passar Lance Stroll e perdeu o bico. Robert Kubica foi no embalo e perdeu a sua asa na traseira do companheiro George Russell.

A disputa do miolo do grid ficou muito interessante, com Kevin Magnussen puxando a fila e Nico Hulkenberg escalando rapidamente na volta inicial, enquanto Lando Norris e Sérgio Perez ficaram para trás. As novas asas ajudaram os pilotos a seguirem mais perto, mas as características de Melbourne atrapalharam as tentativas de ultrapassagem.

Norris tentou várias vezes por fora das Toro Rosso e de Antonio Giovinazzi, mas não conseguiu a ultrapassagem no primeiro setor. Pior foi Pierre Gasly, que com a poderosa Red Bull passou a corrida inteira atrás de Daniil Kvyat na Toro Rosso. Acabaria fora até dos pontos.

Neste começo, Max Verstappen foi um pouco apagado, inclusive perdendo sua posição para Charles Leclerc. A partir daí, começou uma corrida tática, no aguardo dos pit-stops.

A Ferrari antecipou a entrada de Vettel, que trocou para pneus médios, numa tentativa complicada de ir até o final. Hamilton marcou o alemão e também veio para a janela mais curta. Bottas, que já estava quase em Adelaide de tão longe, pararia apenas depois da metade da corrida. Verstappen segurou ainda mais o seu pit, assim como Charles Leclerc.

Com isso, Hamilton e Vettel começaram a perder terreno. Primeiro, Verstappen chegou e passou com maestria a Ferrari para deixar a Red Bull no primeiro pódio da Honda em seu retorno. Com pneus mais novos, também foi atrás de Hamilton, a quem pressionaria até a bandeirada.

A corrida premiou a paciência e todo mundo que parou mais tarde se deu bem. Stroll e Kvyat usaram a tática para confirmar os pontinhos finais, enquanto Kimi Raikkonen precisou remar um monte, por parar cedo, até chegar em oitavo na sua estreia com a Alfa-Romeo.

A grande expectativa da disputa, agora, era a chegada rapidíssima de Leclerc para cima de Vettel. O monegasco descontou em oito voltas uma diferença de dez para um segundo. Quando finalmente encostou em Vettel, repentinamente o novato da Scuderia tirou o pé até ficar três segundos atrás. Foi uma ordem clara de equipe, na primeira corrida do ano e na disputa por um quarto lugar. Anti-clímax perfeito para a derrocada ferrarista em Melbourne.

O final teve também uma pequena batalha pela volta mais rápida. Verstappen apareceu com 1min26s baixo. Só que Bottas estava num dia perfeito e, mesmo com pneus mais antigos, cravou 1min25s5 para faturar o ponto extra. Um final consagrador para levantar o troféu, com Hamilton em segundo e o holandês em terceiro. Depois vieram as Ferrari, seguidas de Magnussen como vencedor do resto. O sétimo foi Hulkenberg em boa recuperação da Renault, seguido de Raikkonen, Stroll e Kvyat. Gasly nem com pneus supermacios conseguiu tirar o russo que certa feita foi defenestrado pela Red Bull.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895