Campeão Jochen Rindt completaria 70 anos nesta quarta

Campeão Jochen Rindt completaria 70 anos nesta quarta

publicidade



Outro aniversário de lenda da Fórmula 1 completa 70 anos em abril. Neste caso, uma legenda póstuma da categoria, o piloto austríaco Jochen Rindt. O campeão mundial de 1970 com a Lotus nasceu em 18 de abril de 1942 e ostenta a triste honraria de único campeão post-mortem da categoria.

A bordo do Lotus 72, que revolucionou os conceitos aerodinâmicos da época, Rindt dominou a temporada que marcou a estreia do brasileiro Emerson Fittipaldi. Foram tantos pontos somados que, apesar de não participar das últimas quatro provas, sagrou-se campeão à frente da Ferrari de Jack Ickx, exatamente no dia em que Fittipaldi faturou sua primeira vitória em Watkins Glen, Estados Unidos. O bicampeão brasileiro, por sinal, fez uma postagem bacana no Facebook, com uma foto dele dirigindo o carro do ex-colega em homenagem feita na Áustria há alguns anos.

Foi uma temporada realmente diferenciada pois Rindt venceu todas as corridas que completou, um total de cinco provas. Tendo sido classificado 13º na prova de estreia do campeonato, apesar de parar antes da bandeirada final. Em Monza, veio a tragédia. Um dos maiores choques para a Fórmula 1, rivalizando as fatalidades que acometeram Gilles Villeneuve e Ayrton Senna.

Gerando muita pressão aerodinâmica com seus novos conceitos a Lotus perdia velocidade de reta no circuito italiano. Para compensar, removeu a asa traseira e os pilotos precisavam segurar o carro "na marra" nas freadas. A pressão excessiva sobre os freios causou a quebra do atuador na roda direita. Ao chegar na Parabolica, Rindt acionou o pedal e o carro guinou violentamente contra o guard-rail.

Com o impacto, a lâmina inferior cedeu e o carro passou sob a cerca, acertando o piloto. O socorro médico chegou rapidamente, mas aos 28 anos ele foi pronunciado morto poucas horas depois, no hospital.

Assista a um vídeo em homenagem ao austríaco:

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895