Castroneves é bicampeão das 24 Horas de Daytona num final eletrizante

Castroneves é bicampeão das 24 Horas de Daytona num final eletrizante

Brasil empilhou taças na edição de 2022, com vitórias ainda de Felipe Fraga na LMP3 e Felipe Nasr nos GTs

Bernardo Bercht

Brasileiro segurou imensa pressão de rivais para vencer após 24 horas

publicidade

Hélio Castroneves vive o auge da carreira aos 46 anos. O tetracampeão das 500 Milhas de Indianápolis chegou à segunda vitória seguida nas 24 Horas de Daytona, neste domingo. Ao lado de Oliver Jarvis, Tom Blomqvist e Simon Pagenaud, o brasileiro quebrou a hegemonia recente da Wayne Taylor Racing para conquistar mais um grande troféu para o Acura da Meyer Shank Racing.

E não foi de barbada, nem perto disso. Após largar em quarto, o time apareceu como candidato à vitória no meio da madrugada e, pela manhã, despontou como líder. Ainda assim, a hora final foi um drama completo. Quatro carros estavam na volta do líder e Castroneves assumiu com a missão de, mesmo com pneus usados, manter essa tropa toda atrás até a quadriculada.

Quem surgiu como principal rival foi o companheiro do ano anterior, Ricky Taylor. Os dois correram juntos em 2021 e, agora, dividiram é tinta da carenagem num grande duelo até o final. Usando toda sua experiência, Castroneves foi super arrojado ao passar retardatários, mas tinha sempre Taylor a um segundo ou menos de distância na fase decisiva da prova. Mas ele não deu chances e comemorou a vitória com estilo e categoria. Mais uma do Spiderman.

Nos protótipos da classe LMP2, o supertime de guris da Fórmula Indy dominou a prova e fechou com boa vantagem a bordo do Oreca #81. Giedo van der Garde até tentou um ataque final, mas ficou a sete segundos de Colton Herta na finaleira. Pato O'Ward e Devlin de Francesco fizeram parte do time imparável, com ritmo impressionante.

Teve mais vitória para o Brasil na classe LMP3. Felipe Fraga domando o Ligier #74 com maestria e aproveitou a volta de vantagem sobre os adversários para levantar a taça. Nos GTs, os brasileiros fecharam a trifeta, com Felipe Nasr no Porsche #9. Ao lado de Matt Campbell e Mathieu Jaminet, chegaram à vitória após baterem porta até mesmo com os colegas de equipe da Porsche. E ainda veio dobradinha na classe, com Daniel Serra em segundo a bordo da Ferrari.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895