CBA vai anotar "pontos na carteira" para punir pilotos que cometerem infrações

CBA vai anotar "pontos na carteira" para punir pilotos que cometerem infrações

publicidade

CBA / CPA partir de agora, os pilotos que disputam campeonatos no Brasil, poderão ser suspensos por até 90 dias quando atingirem 25 pontos de punição por infrações de corrida e comportamento durante os certames. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou a edição 2012 do CDA (Código Desportivo do Automobilismo) que cria um sistema parecido com o da carteira de habilitações, mans que será registrado na matrícula da cédula desportiva junto à CBA.

Esta medida é para diminuir infrações de pilotos durante a realização de provas oficiais. Até a temporada passada, eram utilizadas punições pecunárias ou apenas desportivas que acabavam por não surtir o efeito desejado em muitos casos, conforme nota da confederação.

O CDA prevê a suspensão de 90 dias ao piloto que atingir 25 pontos no período de 12 meses seguidos. Foi elaborada uma tabela com diferentes infrações e pontuações que serão aplicadas em todas as competições oficiais no Brasil, sejam de nível regional quanto de nível nacional.

A tabela de pontuação é a seguinte:































PenalizaçãoPontuação
Drive-Through, Stop and GO e Time Penalty0
Advertência Verbal1
Advertência por bandeira ou escrita2
Multa ou penalização com acréscimo de tempo3
Não comparecimento ao Briefing4
Exclusão ou desclassificação6

Em provas de nível regional as federações passarão a ocorrência de punições com pontuação à CBA que incluirá no registro do piloto a pontuação aferida. Esta regra será aplicada a todas as categorias que disputam provas oficiais no Brasil.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895