Champcar, a outra Fórmula Indy

Champcar, a outra Fórmula Indy

publicidade

Foto CP Memória


Levando em conta o total de pilotos que disputaram a Indy e a CART/Champcar, e sem repetir os que participaram nos dois campeonatos, o Brasil teve um total de 34 representantes, número maior que o de brasileiros presentes na F-1 desde 1950 (29 pilotos).

- Daria para fazer uma Indy 500 só com pilotos brasileiros.

- No acumulado, o número de títulos passa para cinco (dois de Emerson Fittipaldi, dois de Gil de Ferran e um de Tony Kanaan), assim como uma ampliação significativa no número de vitórias (105, sendo 41 na Indy e 64 na CART/Champcar), poles (124, sendo 52 na Indy e 72 na CART/ChampCar), pódios (380, sendo 159 na Indy e 221 na CART/Champcar) e melhores voltas (97, sendo 34 na Indy e 63 na CART/Champcar).

- O número de pilotos vencedores passa de cinco para 11 pilotos, sendo Helio Castroneves o maior vencedor (27 vitórias, sendo 21 na Indy e seis na CART/Champcar), seguido de Emerson Fittipaldi (22), Tony Kanaan (15, sendo 14 delas na Indy), Cristiano da Matta (12), Gil de Ferran (12, sendo cinco na Indy e sete na CART/Champcar), Bruno Junqueira (8), André Ribeiro (3), Roberto Moreno (2), Christian Fittipaldi (2), Maurício Gugelmin (1), Airton Daré (1), Felipe Giaffone (1).

- Castroneves também lidera o número de poles nos números unificados com 40 (sendo 33 na Indy e sete na CART/Champcar), seguido de Gil de Ferran (21, cinco na Indy e 16 na CART/Champcar), Emerson Fittipaldi (17), Tony Kanaan (16, sendo 12 na Indy e quatro na CART/Champ Car), Bruno Junqueira (dez, sendo nove na Indy), Cristiano da Matta (7), Maurício Gugelmin (4), Raul Boesel (3), Roberto Moreno (2), André Ribeiro (2), Vitor Meira (2), Christian Fittipaldi (1) e Marco Greco (1). O número de pilotos na relação aumentou de seis para 13.

- O primeiro piloto a disputar uma prova da Indy foi Emerson Fittipaldi, em 1984, no dia 1º de abril em Long Beach, largando em 12º e terminando em quinto com o famoso carro rosa, um March-Cosworth da equipe WIT.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895