Pitlane

Dakar larga para edição 2013, 28 anos depois que o belga Gaston Rahier fez história



Depois dessa prova memorável, Rahier nunca mais venceu o Dakar, tendo subido ao pódio uma última vez em 1987. Sua última vitória internacional aconteceu com a Suzuki no Rally dos Faraós de 1988, espécie de mini-Dakar disputado apenas no Egito. Fez mais algumas corridas na década de 90, mas depois viu sua condição física deteriorar. Em 1985, morreu vítima de um câncer pelo qual passou por longo tratamento.

Seu grande rival da épica edição de 1985, porém, ainda está acelerando no Dakar de 2013. Terceiro lugar naquele ano, Franco Picco até hoje não venceu um Dakar, apesar de ter levado seu troféu no Rally dos Faraós. Mas o italiano de 57 anos segue em forma  a bordo da Yamaha WRF 450 e vai completar sua vigésima participação no Dakar e é um dos favoritos para vencer na categoria Maratona, que utiliza motos de menor capacidade que as principais.

Confira abaixo uma sequência de quatro vídeos do documentário feito pela própria BMW para celebrar a vitória inesquecívels de 1985. Detalhe para a falta de "pudores" ao citar os grandes momentos das montadoras rivais, como Yamaha e Suzuki, ao contrário do atual terror de se comparar aos adversários.