Diretor da Force India detona "lobby da Red Bull" e explica prejuízo para rivais com mudança nos pneus

Diretor da Force India detona "lobby da Red Bull" e explica prejuízo para rivais com mudança nos pneus

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Demorou, mas finalmente algum membro do corpo técnico da Fórmula 1 falou dos pneus com propriedade após a troca de compostos. O diretor técnico da Force India, Andy Green, definiu bem o que ocorre com a mudança da carcaça de aço, originalmente homologada pela Pirelli, e os novos pneus com cinta de kevlar. "A Red Bull e a Mercedes fizeram um bom trabalho no lobby. Isso é injusto. Eles tiveram a mesma oportunidade que nós para construir um carro para os pneus de 2013. Se eles não fizeram um bom trabalho, esse é um problema deles. Mas eles acabaram recompensados por isso", enfatizou.

Como tínhamos analisado no artigo anterior sobre o domínio da Red Bull, as regras do jogo mudaram no meio da competição, beneficiando diretamente uma parte e prejudicando outras. Green foi mais além, explicando que o modo como trabalha o pneu afeta diretamente o projeto dos carros que tinham sido planejados para o pneu com carcaça de aço. "A aerodinâmica na traseira do nosso carro não funcionou mais porque os pneus estão deformando menos. Paramos de desenvolver o carro e só podíamos reagir ao problema com diferentes alturas do cockpit e acertos na suspensão", salientou o diretor técnico.

Este é o ponto, a aerodinâmica da Fórmula 1 atual é tão refinada que o formato dos pneus enquanto giram, que cria um vórtice, também é aproveitado para gerar downforce ou, melhorar a penetração no ar e velocidade de ponta. Alguns times, inclusive, usam aletas no difusor para aproveitar o vórtice e estabilizar a traseira do carro. Ferrari, Lotus, Force India e companhia criaram seus carros aproveitando com perfeição o modo como a borracha com cinta de aço dobrava e derivava no contorno das curvas.

Agora, o ar "descola" da carenagem pois os pneus são de "pau", ficam retos ao longo do seu funcionamento. Basicamente, é impossível para os times, no meio do ano, mudarem toda a traseira dos seus carros para enfrentarem a turbulência de maneira diferente. Pior, é proibido por regulamento mudar o projeto do monocoque, única forma de realmente mudar o projeto básico de um carro.

Resumido, portanto, como um "carteiraço" entregou da bandeja para a Red Bull um campeonato que, até o GP de Silverstone, foi excelente. Em defesa de Sebastian Vettel, as vaias nos pódios não são para ele, mas para a o tiro no pé que a própria Fórmula 1 deu nela e no automobilismo, esportivamente falando. O alemão, inclusive, faz o trabalho que precisa fazer: destruir a concorrência com requintes de crueldade, pois tem carro para dar volta nos rivais.

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