Documentário mostra cada detalhe do nascimento de um motor turbo de F1

Documentário mostra cada detalhe do nascimento de um motor turbo de F1

publicidade

Projeto da Ford começou com quatro em linha, mas virou V6 Projeto da Ford começou com quatro em linha, mas virou V6


As legendas fazem um pouco de falta, mas garimpando por aí encontramos um documentário dos anos 80 que é um prato cheíssimo para os fanáticos da Fórmula 1. Enquanto  hoje em dia tudo é segredo e invisível ao público no desenvolvimento de motores, em 1986 a Ford lançou o filme de 110 minutos que conta toda a gestação do seu primeiro motor turbo para a categoria.

É um material detalhado e sem esconder as falhas do caminho, inclusive com a perda de quatro meses em cima do protótipo inicial com quatro cilindros em linha. As vibrações incuráveis fizeram rever o conceito após a quebra de vários blocos e, enfim, apostar num V6.

O mago dos motores da Cosworth Keith Duckworth dá explicações detalhadas sobre suas ideias de motor e a busca de eficiência e potência no mesmo bloco. Os nerds da eletrônica, tentam adaptar a ainda primordial computação para gerir a eletrônica do propulsor e, enfim, é hora de acelerar. O motor fez sua estreia nos carros da Lola Beatrice de Alan Jones e Patrick Tambay, para depois equipar a Benetton e inclusive conseguir alguns pódios.

Assista às duas partes abaixo:

https://youtu.be/1LkxGx5WJzA

https://youtu.be/7RCdRKkt4ds

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895