Pitlane

Em clima de GP do Japão e Mês das Crianças, apresentamos um anime sobre kart e Formula 1



Com a diferença de fuso horário, os primeiros roncos dos motores já foram ouvidos, no aquecimento das equipes para o GP do Japão. O primeiro treino da corrida que deverar coroar Sebastian Vettel bicampeão já é na noite desta quinta em Suzuka, talvez um dos autódromos mais bacanas do calendário. Mas intenção deste post é aproveitar o clima nipônico para trazer algo diferente. Os japoneses são apaixonados por Formula 1 e também inventaram uma forma muito particular de histórias em quadrinhos e desenho animado, os mangá e animes. Eis que uma das criações de sucesso é "Capeta", que retrata a carreira de um jovem piloto desde o kart até a Fórmula 1. (Confira a abertura do desenho no vídeo acima)

O mangá foi lançado em 2003 e segue ganhando novas edições nas bancas japonesas, enquanto o anime foi exibido em 52 episódios, de 2005 a 2006 na TV Tokyo. Como seguem sendo produzidas as histórias por Masahito Soda, nada impede que em algum momento Capeta volte às telinhas. Não sei se o nome do garoto retratado na história, Taira Capeta, é uma referência à palavra em português que se refere a alguém endemoniado, arteiro etc, mas serve bastante para um piloto ousado e capaz de manobras inesperadas.

Ainda não assisti o desenho para ter uma ideia, mas a ideia foi da piloto Sabrina Kuronuma, que corre na Fórmula 1.6 e já apareceu em alguns posts aqui. Baita referência um piloto gostar de um programa que retrata corridas, quer dizer que algo de bom os nipônicos fizeram com a história e as imagens. A paixão do japonês pelo automobilismo tem muita história, assim como a relação especial com o piloto brasileiro Ayrton Senna, então referências não devem faltar. O curioso é que um povo tão perfeccionista e dedicado ainda não chegou à sua primeira vitória na Formula 1. Mas os pódios já vieram e o primeiro lugar certamente está a caminho.

Por falar em produções televisivas bem feitas, sempre vale lembrar ou apresentar a quem não conhece, as vinhetas de F-1 da TV Fuji, com suas animações 3D bem elaboradas e a trilha empolgante, desde os anos 80. Confira abaixo: