Equipe de Alonso vence 24 Horas de Daytona em grande duelo com Nasr

Equipe de Alonso vence 24 Horas de Daytona em grande duelo com Nasr

publicidade

Problemas atrapalharam despedida de Fittipaldi


Era o fim de semana de despedida do automobilismo de Christian Fittipaldi e, no outro carro da Action Express, o brasileiro tinha bom ritmo ao lado dos portugueses Filipe Albuquerque e João Barbosa. Só que um problema elétrico nas luzes de freio tirou o time do páreo. Ainda assim, lutaram sempre para chegar ao fim, da corrida e de uma carreira brilhante, que passou por Fórmula 1, teve vitórias na Fórmula Indy, seguiu pela Nascar e se estabeleceu como um dos maiores nomes do endurance norte-americano.

O avançar da madrugada foi tirando nomes do páreo, primeiro o Acura Penske #6 e, depois, o Cadillac da JDC Miller que tinha Rubens Barrichello no cockpit. Veio a chuva e aí Alonso voltou a mostrar outro nível de competitividade. O espanhol pegou o carro em quarto lugar e passou todo mundo, com direito a superar as Penske com freadas tão mais dentro da curva que parecia que os rivais estavam parados. Ao assumir a liderança, abriu com facilidade e chegou a ter 55 segundos de vantagem até nova bandeira amarela intervir.

Ela veio com mais chuva também, o que esfriou o espetáculo. A direção de prova teve que acionar a bandeira vermelha e suspender a competição. O relógio seguiu correndo e a relargada veio quase duas horas depois. A essas alturas Jordan Taylor estava no carro do "Alonso Team". Foi com ele o primeiro grande duelo de Felipe Nasr. O brasileiro assumiu o comando de Pipo Derani em meio ao temporal e, quando teve corrida, partiu para cima.

Tentou a primeira vez por dentro, na chicane antes do oval do circuito. Taylor deu o xis e se manteve. Logo depois, porém, espremeu por fora e passou. Os dois ainda andaram lado a lado a 300 por hora no oval, com o imenso spray da chuva evidenciando o piso molhado. O brasileiro levou a melhor e foi embora, até com um leve tocar de rodas.

Só que começou uma sequência de acidentes de outras classes. O protótipo Nissan Nismo foi acertado pelo Ford GT da Chip Ganassi e ambos espalharam destroços. Toni Vilander bateu em cheio na traseira do Porsche que vinha à sua frente e um novo safety car foi inevitável.

A Wayne Taylor aproveitou para botar Alonso no carro. Na relargada, o asturiano ensaiou um bote, mas depois ficou estudando. Era muita água na pista e ambos erravam, com pequenas saídas, ou entrando no traçado errado. Alonso deu uma aliviada e ficou estudando, até que Nasr passou reto na tomada após o oval e acabou sendo superado. Foram minutos até uma nova sequência de acidentes voltar a suspender da corrida com bandeira vermelha.

O duelo, porém, não veio. Muita gente reclamou que as condições já estavam ruins e não pioraram, mas a direção de prova decidiu que não havia mais segurança para competir. A dez minutos do cronômetro zerar, foi dada a bandeirada com vitória da Wayne Taylor e dos pilotos Fernando Alonso, Kamui Kobayashi, Renger van der Zande e Jordan Taylor. O segundo lugar foi da Action Express com Nasr, Derani e Eric Curran; enquanto a Penske completou o pódio com Hélio Castroneves, Alex Rossi e Ricky Taylor.

O equilíbrio se repetiu na LMP2, apesar de Pastor Maldonado e sua turma do Oreca #18 (Roberto Gonzalez, Ryan Cullen e Sebastian Saavedra) abusarem das saídas de pista e toques, obrigando diversos reparos e algumas trocas de roupas de baixo... Lideraram até que o caminho acidentado pagou seu preço com a liderança indo para o Oreca #81. Só que o #81, de Henrik Hedman, Ben Hanley, Nicolas Lapierre e James Allen também teve problemas mecânicos e devolveu a liderança.

Para coroar a atuação "arrojada" da turpe, o #18 ainda bateu de frente na hora final de prova e, todo remendado faturou a corrida na sua classe.

A GT-LM teve disputa franca e aberta entre seis carros, com Porsche e Ferrari apontando com algum favoritismo, mas a Ford sempre no encalço. Só que a BMW, sem assumir protagonismo em momento algum, foi galgando terreno com o carro #25, guiado pelo brasileiro Augusto Farfus, ao lado de Connor de Phillipp, Philip Eng e Colton Herta. Na chuva, o brasileiro encostou no Ford GT de Ryan Briscon e conseguiu assumir a ponta quando este foi aos boxes, faturando o primeiro lugar.

Enquanto isso, na GTD, a disputa beirou à loucura, com 12 carros perseguindo os eventuais líderes, que sempre se alternaram, a todo momento até os últimos minutos. O campeão foi o último a liderar, a Lamborghini #11 da Grasser Racing. Rolf Ineichen, Mirko Bortolotti, Christian Engelhart e Rik Breukers só apareceram para comemorar o gol e levantaram o troféu.

Veja como foi a corrida:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895