Existe lugar para Felipe Massa na Fórmula 1 após anunciar saída da Ferrari?

Existe lugar para Felipe Massa na Fórmula 1 após anunciar saída da Ferrari?

publicidade



Mais uma peça do dominó, que definirá o grid da Fórmula 2014, caiu nesta terça-feira. Felipe Massa decidiu que não ia mais esperar a Ferrari definir seu destino e anunciou, através do Instagram, que está fora da equipe italiana. O anúncio sucinto, agradecendo as vitórias, deixou transparecer que que o brasileiro ao menos acredita que terá como encontrar vaga numa boa equipe para o próximo ano. No momento, está difícil vislumbrar esse cenário para ele, contudo.

A grande decisão ainda caberá a Fernando Alonso e Kimi Raikkonen e esta deverá acontecer nas próximas 24 horas. A Ferrari conversou com o finlandês e aguarda sua decisão para assinar. De acordo com a TV alemã, RTL, os papéis já estariam prontos para receber o autógrafo de Kimi. Conforme o jornalista inglês Joe Saward, essa escolha da Ferrari poderá desencadear extremo desconforto em Alonso e culminar com sua saída.

Outra peça do quebra-cabeças, portanto, será o destino do espanhol bicampeão mundial. Seu contrato é válido com a Ferrari até o final do próximo ano, mas a "rasteira" italiana poderá apressar as coisas. Nos bastidores, ele aguarda a confirmação de que a Renault vai investir diretamente na Lotus para a temporada 2014, o que fortaleceria o time do carro preto e dourado. Eric Boullier falou em entrevista ao jornal Bild que, "se Alonso nos ligar, vamos atender e esperamos ter como pagar seu salário".

Caso o espanhol deixe a Ferrari, deverá fechar a melhor vaga para Massa no ano que vem, esta da Lotus. A equipe deve manter o francês Romain Grosjean ao lado do espanhol. De outra forma, grande movimentação pode ocorrer que culmine com o brasileiro num desses cockpits.

O assento mais disponível para o brasileiro, contudo, é da velha Sauber, que lançou sua carreira na Fórmula 1. O problema, daí, é que não é exatamente o carro sonhado em seu comunicado de despedida da Ferrari: "Capaz de vencer muitas corridas". Um tiro no escuro poderia ser dado pela McLaren, mas com Jenson Button consolidado e Sérgio Perez levando dinheiro da Telmex, muito improvável.

Ok, mas e para a outra vaga da Ferrari, caso Raikkonen assine e Alonso pule fora? Ali, o favorito é Nico Hulkenberg que está caindo de maduro na Sauber, com excelentes resultados. Outra possibilidade, mais remota, é Jules Bianchi, que está na rabeira com a Marussia, mas é contratado da Scuderia.

Enfim, Massa teve uma história bonita na Ferrari, com 11 vitórias e o vice-campeonato de 2008. No famoso GP do Brasil daquele ano, o brasileiro venceu e comemorou o título por 30 segundos, mas Lewis Hamilton passou a Toyota de Timo Glock na última volta e conseguiu pontos suficientes para relegar Massa ao vice-campeonato.  De amargo, ficaram o caso do "Fernando is faster than you", com as ordens de equipe  em 2010 e o acidente grave de 2009, quando foi atingido por uma peça do carro de Rubens Barrichello.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895