F1 2025: Norris crava a pole do GP da Austrália, Verstappen luta e Bortoleto brilha

F1 2025: Norris crava a pole do GP da Austrália, Verstappen luta e Bortoleto brilha

McLaren mobilizou a primeira fila, mas holandês arrastou Red Bull para a briga

Bernardo Bercht

Britânico superou companheiro para ser pole

publicidade

Lando Norris e Oscar Piastri passaram mais trabalho que o necessário, com vários erros, mas a McLaren cumpriu o esperado e confirmou a primeira fila do GP da Austrália de Fórmula 1. O britânico molhou o chope dos australianos com a pole-position. Max Verstappen carregou o touro bravo da Red Bull nas costas para ser um improvável terceiro, aproveitando que a Mercedes pouco se achou e a Ferrari se perdeu na última fase do treino.

A classificação ainda trouxe uma grande estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto na F1. O piloto da Sauber desbancou pilotos mais experientes e estreantes com máquinas bem melhores para avançar de cara para o Q2. Com uma volta sem erros, no último instante, ele superou o colega de equipe Nico Hulkenberg e o badalado Kimi Antonelli para avançar em 15º.

Antonelli com a Mercedes acabou sendo a grande decepção ao lado de Liam Lawson, por sinal. A dupla, com carros que deveriam brigar na ponta de cima, ficou longe de avançar do fim do grid. Lawson ainda pior, saindo da pista e destruindo suas chances no fim.

No Q2, a disputa foi acirradíssima, com todos ameaçados do quinto colocado para trás. Até Lewis Hamilton teve que fazer uma volta de segurança para chegar ao Q3. Quem fez um bom trabalho numa máquina abaixo da média para o fim de semana acabou sendo Pierre Gasly.

O piloto da Alpine registrou sua volta cedo, e confirmou um Q3 que parecia muito difícil. O principal candidato a tirar ele dali era Fernando Alonso. O espanhol tinha ensaiado um temporal no Q1, mas na primeira tentativa de Q2 errou e danificou o assoalho. Com menos performance, acabou mesmo em 12º.

Isack Hadjar acabou como primeiro fora do Q3, mas num bom trabalho de estreia com a Racing Bulls. Bortoleto cometeu seu primeiro errinho do fim de semana e acabou com uma volta ruim em 15º.

Veio o Q3 e Verstappen chegou a liderar na primeira tentativa. As Ferrari queimaram o melhor pneu na volta inicial e pouco avançaram. Hamilton ainda pior, colocando roda fora da pista. Norris também cortou caminho e teve sua volta deletada.

Mesmo na obrigação, ele aproveitou a vantagem de equipamento e fez a pole com folga, três décimos melhor que Max. Piastri levantou a torcida brevemente por completar a volta antes em P1, mas ficou mesmo em segundo. O quarto foi Russell. No apagar das luzes, o Godzilla Yuki Tsunoda surgiu feito um torpedo e subiu para quinto lugar. Logo depois, Alex Albon mostrou serviço para a Williams.

A dupla empurrou a promessa da Ferrari para uma longínqua quarta fila, com Leclerc apenas em sétimo e Hamilton em oitavo. O novo foi Gasly, com Carlos Sainz sem encaixar voltam décimo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895