Felipe Massa já sabe quando vai encontrar Bernie Ecclestone e os representantes da Fórmula 1 e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no tribunal. A Justiça inglesa agendou para os dias 28 e 31 de outubro deste ano as primeiras audiências do caso em que o piloto brasileiro busca ser reconhecido como o campeão do Mundial de Pilotos da temporada 2008 da F-1.
Será o primeiro passo judicial da disputa de Massa com a FIA, F-1 e Ecclestone nos tribunais. As primeiras audiências vão analisar os aspectos legais mais relevantes do processo na divisão de King's Bench da Corte Superior de Londres, na Inglaterra.
Estas primeiras audiências já vão contar com a presença de todos os envolvidos no caso, como Ecclestone e representantes da Formula One Management (FOM) e da FIA, além dos próprios advogados de Massa.
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A equipe do piloto brasileiro acionou a Justiça inglesa com base em declarações de Ecclestone ao site alemão "F1 Insider", em março de 2023, para mostrar que o regulamento da competição foi mal aplicado na época. O ex-chefão da categoria afirmara que considerava Massa o campeão de 2008, em razão da batida deliberada de Nelsinho Piquet, que prejudicou o compatriota no GP de Cingapura daquele ano. Por isso, os advogados pedem que a FIA admita, em declaração, ter violado seus próprios regulamentos ao não investigar prontamente as circunstâncias do acidente.
Entenda o caso
A disputa entre Massa e F-1 e FIA remete ao GP de Cingapura de 2008, um dos mais polêmicos da história da categoria. Na ocasião, Massa e Lewis Hamilton brigavam ponto a ponto pelo título. O brasileiro entrou naquela etapa apenas um ponto atrás do inglês, na época defendendo a McLaren. E tudo se encaminhava para uma vitória na corrida e uma virada de Massa no campeonato
No auge de sua trajetória na F-1, o brasileiro, então na Ferrari, havia conquistado a pole position, no sábado. No domingo, liderava a prova até a 14ª de 61 voltas daquele GP. Foi quando Nelsinho Piquet bateu intencionalmente sua Renault, por ordem do polêmico Flavio Briatore, chefe da equipe, para beneficiar Fernando Alonso, seu companheiro de time. O espanhol havia feito pit stop duas voltas antes e estava com o tanque cheio - na época, havia reabastecimento dos carros durante as corridas.
A batida provocou a entrada do safety car na pista, o que mudou a história da corrida. Alonso, que largara em 15º, herdou e manteve a primeira posição até a bandeirada final. Foi o maior beneficiado pela batida. Massa foi o maior prejudicado porque ainda foi alvo de erros da Ferrari nos boxes.
Mesmo após cair para o último lugar da prova, o brasileiro terminou a prova em 13º, sem somar pontos. Hamilton, seu grande rival no campeonato, foi o terceiro. O inglês viu sua vantagem crescer de um para sete pontos na tabela. O campeonato acabou com ele somando apenas um ponto a mais que o brasileiro na classificação geral.
