Ferrari contrata Allison e reforça engenharia para dar segurança de voltar a vencer a Alonso

Ferrari contrata Allison e reforça engenharia para dar segurança de voltar a vencer a Alonso

publicidade



A Ferrari confirmou, nesta segunda-feira, a contratação do engenheiro James Allison, que havia rompido seus vínculos com a Lotus recentemente. A equipe italiana teria entrado forte na disputa por um dos grandes aerodinamicistas da atualidade com Mercedes e McLaren. A ideia é formar um super time de projetistas para 2014, trabalhando sob a batuta do gênio Rory Byrne, que volta a trabalhar com a Scuderia. Mais importante, porém, é mostrar serviço para o principal elemento do time: Fernando Alonso.

Sim, o espanhol tem contrato até 2016 com Maranello, mas está ficando cansado das seguidas temporadas sem ter um carro efetivamente pronto para lutar pelo título. Apesar de ser difícil tirá-lo dos tifosi a curto prazo, o empresário de Alonso se reuniu sim com Christian Horner para consultar a possibilidade de fazer um super time com Sebastian Vettel na Red Bull. Horner, por sinal, confirmou o contato e esteve longe de negar que uma chance exista de contar com o bicampeão.

Para piorar o drama de Stefano Domenicalli e companhia, o contrato de Alonso possui algumas cláusulas de desempenho que estão no limite de não serem cumpridas. Desta forma, a multa contratual seria atenuada para uma eventual transferência. Todos sabem que a Red Bull está na Fórmula 1 pelo marketing e, contar com os dois maiores pilotos da atualidade seria excelente do ponto de vista comercial. Além disso, por ganhar demais nos últimos tempos, a empresa de energéticos esgota aos poucos as alternativas de divulgação que pode fazer com Vettel, sem o fator novidade e até adquire um certo papel de vilã da categoria. Contar com Alonso injetaria oxigênio na mistura.

Com um túnel de vento que não dá as respostas esperadas em pista, a solução da Scuderia é contratar especialistas de alta qualidade para tentar empurrar o carro vermelho adiante e dar confiança a Alonso de que terá a chance de buscar seu tricampeonato, já que em 2013 essa possibilidade parece cada vez mais distante. Quem está sendo afetado indiretamente pela questão é Felipe Massa. O brasileiro já tentou iniciar tratativas para renovar, mas a Ferrari permanece em stand by aguardando os movimentos do mercado. Os destinos de Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg interessam à Scuderia. Lotus, Red Bull e Ferrari formam as principais especulações de uma eventual dança das cadeiras.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895