Hélio Castroneves é campeão norte-americano de protótipos nas 12 Horas de Sebring

Hélio Castroneves é campeão norte-americano de protótipos nas 12 Horas de Sebring

Brasileiro termina espera de 29 anos e chega ao título com a Acura-Penske

Correio do Povo

Parceria com Taylor rendeu a aguardada taça

publicidade

Depois de 29 anos de muitas vitórias no automobilismo, a seca de títulos chegou ao fim para um dos maiores pilotos do Brasil. Hélio Castroneves faturou o caneco da IMSA, o campeonato norte-americano de esporte-protótipos, na última corrida da sua última temporada com a Penske, as 12 Horas de Sebring. Aos 45 anos, Helinho pode gritar é campeão ao lado de Ricky Taylor.

O campeonato ainda veio com sofrimento e muita dificuldade, já que a dupla sofreu contratempos e ficou sete voltas atrás dos líderes na corrida. A sorte é que os principais rivais, entre eles os Cadillacs da Wayne Taylor e da Action Express, também tiveram problemas e não conseguiram somar pontos suficientes para superarem o Acura-Penske número 7.

A vitória, na segunda maior corrida de endurance dos Estados Unidos, ficou com a Mazda, graças ao trabalho sem erros de Jonathan Bomarito, Harry Tincknell e Ryan Hunter-Reay. O trio evitou acidentes e viu todos os adversários se enroscarem, inclusive ajudados pelo furo de pneu do carro irmão, o outro Mazda de Oliver Jarvis, Tristan Nunez e Oliver Pla.

O fim de temporada também trouxe um bom resultado para o estreante Matheus Leist. Ao lado de Stephen Simpson e Scott Andrews, levou o Cadillac da JDC Miller ao quarto lugar, à frente inclusive do carro número 1 do time, que tem Sebastien Bourdais, Tristan Vautier e Loic Duval. Leist chegou a ter o gostinho de liderar as 12 Horas por algumas voltas, trocando tinta com ninguém menos que Scott Dixon a bordo do Cadillac  da WTR.

É o fim de uma breve era da IMSA, que se encerra com a Penske deixando a categoria como campeã. No ano que vem, os protótipos Acura estarão com Wayne Taylor e Michael Shank Racing.

Nos carros de GT, a Porsche se despediu como montadora na categoria vencendo também. Nick Tandy, Frederic Makowiecki e Earl Bamber levaram o troféu. Ano que vem, o modelo 911 RSR vai figurar como time privado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895