Pitlane

Hamilton dá aula na chuva e no sol de Silverstone para voltar a vencer na Fórmula 1

Britânico bateu recorde com 9 vitórias no GP da Inglaterra

Heptacampeão deu aula em Silverstone
Heptacampeão deu aula em Silverstone Foto : Andrew Bowyers / AFP / CP

A fera voltou! Lewis Hamilton mostrou todos os seus atributos de lenda da Fórmula 1, neste domingo, e com velocidade, estratégia e ajuda da chuva venceu o GP da Inglaterra. O heptacampeão chegou a 104 triunfos e ainda bateu recorde de vitórias num mesmo GP, com 9 vitórias em Silverstone. Numa corrida de decisões certeiras, foi essencial a experiência do piloto da Mercedes para chegar na frente de Max Verstappen, outro que fez uma corridaça, e Lando Norris, que tinha tudo para ganhar e de novo errou na hora dos pits com a McLaren.

George Russell pulou bem na largada para liderar, Lewis precisou segurar um inspirado Verstappen que logo passou Norris. Mais atrás, Lance Stroll e Carlos Sainz também ganharam boas posições.

A primeira janela de pits ficou muito esticada, com um chove e para em Silverstone. Todos tentando preservar pneus e esperando a hora certa de trocar para intermediários. Quem se afobou foi a Ferrari com Charles Leclerc e Sérgio Perez com a Red Bull. Ambos pularam logo para a borracha de molhado e, no úmido, desabaram para quase uma volta atrás dos líderes.

Hamilton apenas marcava Russell, mas quando a chuva apertou, se atirou para cima do companheiro. Nas condições em que sempre se destacou, caçou a outra Mercedes e logo assumiu a liderança. Numa cortina de água, saiu da pista, mas conseguiu controlar e ainda voltar como líder. Russell também atravessou e bateu o fundo do carro. Mais tarde, abandonaria com vazamento de água, talvez pelo impacto na zebra.

Com a pista totalmente molhada, foi a hora de Norris se destacar. a McLaren tinha mais downforce e logo superou Russell e Hamilton. Oscar Piastri também atropelou as Mercedes. Lá atrás, Nico Hulkenberg trocou na hora certa e despachou as duas Aston Martin com sua Haas. Alonso passou Stroll.

Mas um dia a pista ia secar, Verstappen e Hamilton faziam o jogo de longo prazo. E quando o sol apareceu, Lewis anunciou. A Red Bull se antecipou ao comando do holandês também e parou logo. A Mercedes veio na volta seguinte. Max adiantou-se a Russell, Hamilton apareceu na pista para passar exatamente quando Norris saiu dos pits. Os dois primeiros de pneus macios, Max com pneus duros. A McLaren desperdiçando a chance de ouro de calçar pneus médios.

A partir daí, Verstappen farejou sangue, tal qual um tubarão. Era o mais rápido em todas as voltas entre os três, com mais borracha para gastar. Hamilton controlava seus pneus macios, com a maestria de sempre. Sem deixar Norris chegar, mas sem aumentar as temperaturas.

Foi assim que a cinco voltas do fim, Max atropelou Lando e deu sinais de que atacaria Hamilton. Só que o inglês guardou uma reservinha passou acelerar tudo no fim. Max descontou para menos de dois segundos, mas a festa foi completa em Silverstone, pois Lewis Carl Davidson, sir Hamilton voltou a vencer. O quarto foi Piastri, muito mais rápido que todos no fim, mas prejudicado por ficar demais na pista molhada antes. Sainz fechou em quinto, com Hulkenber outra vez excelente em sexto. Stroll foi sétimo, com Alonso em oitavo após parar uma volta depois do ideal. O nono foi Alex Albon para festa da Williams, com Tsunoda levando o pontinho final.

Mais Lidas