Hamilton supera Bottas no fim e crava pole para o GP de Portugal

Hamilton supera Bottas no fim e crava pole para o GP de Portugal

Aquecimento demorado dos pneus embaralhou decisões das equipes, mas Mercedes mobilizou primeira fila

Bernardo Bercht

Portimão desafiou pilotos com suas subidas e decidas

publicidade

Lewis Hamilton encaixou mais uma volta fantástica e cravou a pole-position para o GP de Portugal nos últimos instantes da classificação deste sábado. Valtteri Bottas parecia que ia levar, mas vai largar em segundo depois do britânico melhorar a sua marca em mais de três décimos e fechar com 1min16s9. Max Verstappen ficou perto no cronômetro e vai largar em terceiro com a Red Bull.

No resto da turma do Q3, Charles Leclerc voltou a fazer um bom trabalho na melhorada Ferrari para largar em quarto. O quinto será Sérgio Perez com a Racing Point, superando no fim o novamente apagado Alex Albon. As McLaren vieram a seguir, em formação com Carlos Sainz à frente de Lando Norris. Pierre Gasly e Daniel Ricciardo completaram o top ten.

Os carros tinham diferentes voltas de aquecimento ideal dos pneus, o que gerou algumas surpresas já no fim da sessão do Q1. Lá na frente, Hamilton dominou, mas Verstappen mostrou que estava na briga. Lá atrás, Russell foi buscar em sua terceira volta seguida na pista o tempo para evitar a degola e ser o último a avançar ao Q2 com a Williams.

O veterano Kimi Raikkonen quase conseguiu, registrando seu tempo já com o cronômetro zerado. Ficou em 16º a poucos décimos de colocar a Alfa Romeo na sessão seguinte, mas à frente de Antonio Giovinazzi. Atrás deles ficaram Romain Grosjean, Nicholas Latifi e Keving Magnussen, num dia bem ruim da Haas F1.

Se escapou do Q1, onde flertou por um tempo com o 14º lugar, Sebastian Vettel confirmou a fase horrenda com o pior tempo do Q2. A Ferrari tinha equilíbrio melhor com os pneus médios, mas ainda assim Charles Leclerc avançou fácil em oitavo. E acabou em 15º, atrás até de George Russell com a Williams.

Quem passou na bacia das almas foi Daniel Ricciardo, com direito a uma rodada e saída de pista na sua última tentativa. Como o colega Esteban Ocon não melhorou, ainda assim o australiano avançou em 10º com sua Renault. Outro que ficou devendo foi Lance Stroll, apenas em 12º com a Racing Point. Atrás dele ficaram Daniil Kvyat e os já citados, Russell e Vettel.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895