Hamilton vence GP da Bélgica após desclassificação de Russell por peso
Final teve briga tripla em táticas diferentes, após corrida recheada de ultrapassagens
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George Russell driblou os favoritos na base da tática e, na pista, levou a vitória no GP da Bélgica de Fórmula 1, neste domingo. O britânico ia faturar numa briga tripla e na melhor prova totalmente no seco do ano. Só que após a prova, seu carro foi pesado 1,5 kg abaixo do peso mínimo e desclassificado. Lewis Hamilton foi sempre o mais rápido do dia, atacou certeiro e levou a vitória com eliminação do companheiro. Oscar Piastri assombrou os carros prateados com a McLaren em segundo, com Charles Leclerc em terceiro com a Ferrari. Max Verstappen, nunca foi protagonista, exagerando na tática de undercut com Red Bull.
A largada teve Hamilton certeiro para cima de Perez, com Leclerc mantendo a ponta apesar do vácuo dos rivais imediatos. O mexicano tentou devolver a ultrapassagem, mas o heptacampeão colocou o carro em todos os lugares errados na perspectiva do mexicano. Seria uma longa tarde para Perez, aliás, com mais uma apresentação abaixo do nível mínimo e perdendo todas as posições possíveis.
Norris foi outro apagado, com uma largada horrorosa, caindo de quarto para sexto. Logo em seguida, tentou atacar, saiu da pista e ainda teve que ceder posição para Carlos Sainz, que apostava numa tática de pneus diferente, largando de duros.
Cheio de ação, Hamilton foi para o ataque na ponta. Usou a asa móvel e depois da Eau-Rouge colocou por fora para superar Leclerc e ser o líder. Logo abriu 2s e começou a administra.
Alonso tinha largado bem, mas era alvo de ataque alucinante de Alex Albon. Verstappen aproveitou para logo despachar os dois e ser o sétimo colocado. Apesar do assédio da Williams, o espanhol conseguiu manter a Aston Martin adiante, num grande bloco que lutava pelos pontos finais. Que incluía as duas Alpine.
Na volta 11, Verstappen apostou no undercut. Depois de reclamar muito por ficar na pista para ter pneus mais novos na Hungria, agora ele seria vítima da fome de lugar na pista. Sim, spoilers, a tática de parar antes por posição não ia dar certo para o holandês.
Ninguém sabia a essa hora, mas Verstappen puxou toda a turma da frente e começou a colocar a prova no colo de Russell. Hamilton deu a dica no rádio, "esses pneus ainda estão bons, dá para ir longe". Mas a Mercedes resolveu marcar Max e trouxe o britânico cedo também para os pits. Piastri e Perez vieram na carona.
Piastri passou Russell na pista, mas o britânico já tinha baixado o ritmo para economizar pneus. Alonso esticou seu stint até a volta 15 para dar o sinal de que uma parada a menos era a receita do dia. Poucos fizeram...
O espanhol assim como Russell baixou o ritmo para segurar a borracha mais dura. Com isso, foi superado por Albon, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon. Mas o resto da turma se manteve em duas paradas, a Aston Martin percebeu que dava para fazer 40 voltas na borracha mais resistente.
Quando todo mundo parou, Russell era o líder, seguido de Hamilton e Leclerc. Piastri jantava a diferença para os líderes com uma McLaren que sempre foi mais rápida, mas de novo tomou as decisões táticas equivocadas.
Piastri passou Leclerc, depois de duas voltas de tentativa e começou a descontar. Hamilton vinha 7s atrás de Russell, mas tirava mais de 6 décimos por volta. Ia ser muito perto a decisão da vitória.
Lewis baixou o sangue nos olhos e conseguiu entrar na zona de asa móvel a quatro voltas do fim. Só que atacar um carro com a mesma aerodinâmica que a sua é sempre difícil, a turbulência espelha as zonas de downforce e começa a sair de frente.
A melhor oportunidade veio a três passagens do fim. Lewis abriu asa a 3 décimos, chegou a apontar o bico, mas seria muito arriscado disputar a freada de longe, destruir a dobradinha da Mercedes.
Na volta final, Piastri entro na zona de asa móvel e pressionou até a bandeirada. Russell se manteve na ponta e venceu o xadrez com méritos. Hamilton segurou o segundo posto, com Piastri em terceiro mantendo a boa fase. Leclerc cruzou sozinho em quarto.
Verstappen foi um discreto quinto lugar, apenas segurando Norris. O britânico da McLaren desperdiçou mais uma chance de tirar pontos do líder do campeonato, com uma atuação ruim no primeiro stint e uma tática bagunçada da McLaren. Primeiro não aproveitou o pneu melhor e depois não conseguiu fazer o undercut.
Perez conseguiu perder o sétimo lugar para Sainz, num conjunto da obra terrível, após largar na primeira fila. O nono foi Alonso com os pneus gastos e Esteban Ocon passou Ricciardo no fim para levar o pontinho final da Alpine.