Hamilton vence GP da Estíria de ponta a ponta, Norris e Perez são destaques

Hamilton vence GP da Estíria de ponta a ponta, Norris e Perez são destaques

Bottas superou Verstappen com belo duelo no fim e mantém liderança do campeonato

Bernardo Bercht

Britânico pulou na frente e não foi mais ameaçado

publicidade

Lewis Hamilton dominou totalmente o GP da Estíria e venceu praticamente de ponta a ponta neste domingo. Enquanto o britânico botava ordem na casa da Mercedes, a grande luta da corrida foi pelo segundo posto, com Valtteri Bottas levando o segundo lugar no finalzinho e Max Verstappen fechando o pódio. Não levaram taça, mas as grandes estrelas da prova foram Sérgio Perez e Lando Norris, um pelo arrojo ao longo da corrida, o outro pelo final eletrizante rumo ao quinto lugar.

A largada da turma da frente teve Hamilton pulando firme na dianteira, enquanto Sainz atacou Verstappen. A McLaren chegou a contornar na frente por fora, mas a Red Bull se recuperou para retomar a segunda colocação na freada do grampo.

No meio do pelotão, contudo, desastre completo para a Ferrari. Charles Leclerc fez uma trapalhada na freada e bateu no meio do carro de Sebastian Vettel. Os carros enroscaram rodas e a Ferrari de Leclerc escalou a traseira do outro cavalinho manco, estruindo todo o aerofólio. Leclerc teve o assoalho destruído e ambos tiveram que abandonar.

A largada atribulada teve como grande destaque Sérgio Perez, que costurou lá do fundo e já apareceu em 12º. Em seguida, ele escalaria as posições até entrar nos pontos, em nono atrás do companheiro Lance Stroll.

Os segundos pilotos dos carros de ponta decidiram, enfim, passar Carlos Sainz. Primeiro, Bottas superou a McLaren. Depois, Albon também conseguiu adiantar-se com a asa móvel. Na turma dos pontos, Pierre Gasly não conseguia segurar o trem de carros que o pressionava, ou com algum problema de potência, ou por um acerto exagerado na carga aerodinâmica, na chuva do dia anterior. Logo saiu da zona de pontuação.

A boa briga do momento era entre as duas Renault. Daniel Ricciardo, mesmo com pneus médios, vinha bem mais rápido que Esteban Ocon. O francês brigou bastante, mas enfim o australiano conseguiu fazer o passão por fora. Ocon esperneou, complicou a vida de Ricciardo, apenas para parar logo depois com problemas eletrônicos.

Vieram os pits, Verstappen tentou o undercut, parando mais cedo, mas Hamilton tinha boa vantagem e voltou tranquilo na ponta. Bottas adiou bastante sua entrada para ter pneus mais novos e voltou para perseguir a Red Bull.

Quem se deu mal nos pits foi Carlos Sainz, com a roda traseira esquerda presa. Um quinto lugar certo virou oitavo quando todos pararam. Ricciardo se deu bem, mas parou cedo demais para os pneus macios. Seria uma longa segunda metade da corrida tentando segurar a pressão dos demais.

Grande estrela da corrida, Sérgio Perez saiu dos boxes na frente de Sainz, foi superado com pneus frios, mas deu o troco por fora numa linda manobra. Disparou com vantagem e logo estava no cangote do colega Stroll. Colocou por fora, foi espremido, quase tocaram rodas, mas o mexicano levou a melhor, ganhando nova posição. De 17º na arrancada, na volta 50 Perez abriu asa para cima de Ricciardo e bateu a carteira do australiano para ser o quinto ainda com chances de pressionar a Red Bull de Ocon. "Una carrera espetacular"!

Enquanto Hamilton imperava na dianteira, Bottas chegou em Verstappen a seis voltas do final. Na primeira tentativa, adiantou-se por fora com a asa móvel, mas Verstappen deu o xis. Passou na curva seguinte, mas o holandês tracionou melhor e mandou por fora para voltar ao segundo posto. Na volta seguinte, porém, os pneus desgastados e a asa danificada falaram mais alto. Bottas não conseguiu passar na primeira zona de asa móvel, mas na segunda superou o rival com tranquilidade.

A penúltima volta teve de tudo. Perez tentou passar Albon na marra e quebrou a asa dianteira, quase fazendo o tailandês rodar. Ao mesmo tempo, Norris acordou com pneus bem tratados e passou quatro carros. Stroll fez um strike em Ricciardo, Norris passou os dois. Na última curva, ele ainda alcançou o cambaleante Perez para ser o quinto. Brilhante! O mexicano cruzou em sexto, seguido de Stroll e Ricciardo. O nono foi Sainz, com Daniil Kvyat faturando o pontinho final.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895