Hamilton vence GP da Turquia e se torna maior da F1 com o heptacampeonato

Hamilton vence GP da Turquia e se torna maior da F1 com o heptacampeonato

Britânico superou dificuldades na chuvarada para vencer em pódio com Perez e Vettel

Bernardo Bercht

Vitória consagradora na Turquia

publicidade

O primeiro negro da Fórmula 1 também  é oficialmente o número 1 de todos os tempos. Lewis Hamilton chegou ao heptacampeonato e agora detém todas as maiores marcas da história da categoria. E o sétimo título veio com vitória. E não foi qualquer vitória. Sob chuva na Turquia, ele teve que batalhar demais com um carro pouco acertado para os pneus extremos. Preservou pneus, descontou mais de 20 segundos de desvantagem e, enfim, venceu. Sérgio Perez também fez grande prova em segundo para a Racing Point, com um inesperado Sebastian Vettel em terceiro.

A largada foi feita com pista bem molhada. Enquanto as duas Red Bull quase não saíram do lugar, as Racing Point saltaram seguras na frente. Hamilton largou muito bem e chegou a apontar em terceiro, mas a Mercedes claramente não se dava bem com pneus de chuva extrema e, logo, o britânico sobrou e caiu para sexto.

A grande arracanda, porém, foi de Sebastian Vettel. Ele conseguiu pular com a Ferrari de 11º para terceiro, antes da segunda curva. Verstappen conseguiu se recuperar um pouco e passou a pressionar Vettel. A Ferrari era bem mais lenta e criava um escudo para as duas Racing Point abrirem distância.

A partir daí, a espera era do momento para trocar para pneus intermediários. E Charles Leclerc logo mostrou que era possível, parando e fazendo a melhor volta. Vettel, prestes a perder posição, também foi e conseguiu voltar à frente dos rivais. A Racing Point trouxe Stroll antes de Perez e ainda errou no pit do mexicano, dando ainda mais vantagem para o canadense.

Enquanto isso, a Red Bull foi bem conservadora, sendo a última a calçar intermediários. Mesmo assim, Verstappen voltou na frente de Vettel e foi para cima de Perez. Afoito, o holandês começou a fazer bobagem. Primeiro uma atravessada de curva, depois, quase deu adeus à corrida. Embutiu na traseira da Racing Point, perdeu a frente e rodou, caindo para sexto e tendo que parar com os pneus quadrados.

A essa altura, um trilho se formava e Stroll começava a perder vantagem. Perez tirou de oito para três segundos, mas tinha forte carga de Alex Albon, com muito ritmo a bordo da Red Bull. Lá atrás, Verstappen sofria para passar Daniel Ricciardo. Mas sofrência tem que ser com Albon. De olho em pressionar pela vitória, o tailandês rodou sozinho e também precisou ir para os boxes.

Quando a pista criou trilho, a performance de Stroll foi para o brejo. Depois de circular a maior parte da corrida em sexto, eis que Hamilton surgia em terceiro, dosando seu ritmo e evitando erros maiores. Stroll foi para o box e botou intermediários novos. Logo em seguida, Hamilton foi para cima e tomou a ponta.

Parecia que ia precisar parar logo, com os intermediários desgastando, mas ele e Perez seguiram na pista. No trilho, Stroll estava perdidinho e logo foi superado por uma fila de carros, com direito a um xis clássico de Vettel. Leclerc aproveitou e passou os dois para ser quarto.

Eis que, quando parecia de volta ao jogo, Verstappen errou de novo, perdeu para as Ferrari e teve que trocar pneu mais uma vez. Caiu para sétimo. Ainda dava para rodar mais uma vez e, mesmo assim, o holandês passou Albon na pista.

Enquanto Hamilton navegava lá na frente, a encrenca chegou para cima de Perez. O mexicano ficou sem pneus, saiu da pista, mas voltou tentando dar o troco em Leclerc. A Ferrari sobrou ao travar rodas no molhado e Vettel aproveitou para superar o colega. Perez finalizou em segundo, com um simbólico Sebastian Vettel formando o pódio para cumprimentar seu rival de 2017 e 2018.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895