Hamilton vence na tática e Mercedes fatura mundial na volta da Fórmula 1 a Ímola

Hamilton vence na tática e Mercedes fatura mundial na volta da Fórmula 1 a Ímola

Britânico apostou em ficar mais tempo na pista e contou com safety car para liderar dobradinha Mercedes

Bernardo Bercht

Festa completa da Mercedes, com dobradinha e sete canecos

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Lewis Hamilton contou com a maestria tática e a sorte de campeão para vencer o GP da Emilia Romagna, em Ímola. O britânico liderou a dobradinha da Mercedes, que garantiu o sétimo título seguido de construtores para a montadora alemã. Valtteri Bottas largou na frente, mas teve uma quebra de assoalho que atrapalhou a performance. Ainda foi superado por Verstappen, mas um furo de pneu do holandês devolveu o segundo lugar para ele. Daniel Ricciardo fez mais uma prova impecável com a Renault para fazer o segundo pódio do ano, em terceiro.

Bottas e Verstappen deram um salto na largada, enquanto Hamilton se complicou. O britânico foi superado pelo holandês e ainda deu uma fechada em Gasly para não ser superado pelo quarto lugar. Lá atrás, Sebastian Vettel exagerou na dose e tocou em Kevin Magnussen, fazendo a Haas rodar.

A previsão se cumpriu e a pista de Ímola se mostrou difícil para ultrapassagens. Com isso, virou uma prova tática, à espera dos pit-stops. Antes disso, apenas Carlos Sainz conseguiu passar o companheiro, Lando Norris.

A Red Bull arriscou com uma parada bem cedo de Max Verstappen. Valtteri Bottas cobriu a tática para evitar ser superado. Mas a decisão se mostrou precipitada. Hamilton seguiu e assumiu a ponta.

O piloto da Mercedes esticou sua janela de parada e, mesmo com borracha desgastada, começou a abrir. Para piorar o momento de Bottas, veio a sorte de campeão. Um safety car virtual com a quebra da Renault de Esteban Ocon em área de risco. Com os carros andando mais devagar, Hamilton trocou os pneus com tranquilidade e voltou folgado na liderança.

Mais atrás, Daniel Ricciardo protagonizou a primeira ultrapassagem da corrida, ao forçar para cima de Magnussen. Leclerc veio no embalo, colocou por fora no grampo e passou no início do segundo setor.

O grande momento da corrida veio a partir da volta 38. Bottas claramente tinha problemas de estabilidade, e a Mercedes informou um dano no assoalho que prejudicava a aerodinâmica. O finlandês errou no terceiro setor e Verstappen entrou na zona de asa móvel. O holandês fustigou até a Mercedes sair da pista de novo. Aí, grudou, pegou o vácuo e mandou por fora para assumir o segundo posto da corrida.

Só que todo esforço do piloto foi por água abaixo (ou borracha abaixo) poucas voltas depois. O pneu traseiro direito da Red Bull explodiu na freada da variante, Verstappen virou passageiro e acabou atolado na brita. Seria a grande sorte de George Russell e da Williams para somar um pontinho. Mas o inglês errou sozinho atrás do safety car e bateu.

A Racing Point tinha um pódio quase certo, mas decidiu botar Perez nos pneus macios. Daniil Kvyat também trocou, mas já estava perto dos pits e perdeu menos tempo. Depois de todos os movimentos, Ricciardo apareceu em terceiro com os pneus duros bem gastos, com Albon Leclerc em quarto e Albon em quinto.

Veio a relargada e Perez se atirou para cima de Albon. O tailandês foi superado por fora na variante e, na perna seguinte, rodou dozinho. Kvyat aproveitou o embalo e fez um lindo passão sobre Leclerc, assumindo o quarto lugar. O russo fez o que podia para tentar passar Ricciardo, mas o australiano se segurou para fazer o segundo pódio da temporada. Um bom quarto lugar para a AlphaTauri veio seguido de Leclerc em quinto de Ferrari. Perez pressionou, tentou várias linhas, mas encerrou em sexto.

Atrás dele, as duas McLaren com Sainz na frente. Em seguida, Kimi Raikkonen puxou um merecido nono lugar à frente de Giovinazzi, com pontos importantes para a Alfa Romeo.


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