Pitlane

Interlagos tem receita “torta” para andar rápido, diz ex-F1 Tarso Marques

Piloto da Minardi destaca “3 ou 4 pontos que precisa fazer errado” para fazer tempo no GP brasileiro

Piloto foi 9º colocado no GP do Brasil de 2001
Piloto foi 9º colocado no GP do Brasil de 2001 Foto : Gutieri Sanchez / Especial CP

O ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques fez duas provas em Interlagos na categoria, com a diminuta Minardi em 1996 e 2001. Mas tem ampla experiência no traçado em suas disputas de categorias nacionais; como Fórmula Chevrolet e Stock Car. De acordo com ele, a receita para andar rápido é "meio torta".

"Tem uns três ou quatro pontos na pista em que, para fazer o tempo, você acaba fazendo algo que teoricamente não é o certo, sabe?", comenta sorrindo. "Mas é aquilo: macete de quem convive com a pista. E aqui no paddock todo mundo acaba pegando isso com o tempo", afirma, mas com ares de que guardou um ou outro segredo.

Desafiadora no limite? "Eu diria até que é relativamente fácil de aprender, mas tem vários macetes: pontos de freada, onde passar, onde pegar ou não pegar zebras... e isso você só pega andando muito tempo aqui", pondera.

Mais Lidas