Lotus cria sistema passivo para equilibrar frenagens que pode ser grande sacada de 2012

Lotus cria sistema passivo para equilibrar frenagens que pode ser grande sacada de 2012

publicidade



A Lotus (ex-Renault) estava preparando uma surpresa para incomodar a concorrência na temporada 2012. O jornalista italiano Giorgio Piola flagrou, nos testes para jovens pilotos no final de 2011, um aparato no sistema de freios do carro para manter o nivelamento da asa dianteira durante reduções de velocidade. A novidade poderia ser um fator para uma volta surpreendente do finlandês Kimi Raikkonen, não fosse a descoberta prematura.

O dispositivo criado pela Lotus faz uma força oposta ao movimento do carro, de mergulhar em freadas, nivelando a altura do solo e mantendo máxima aderência e equilíbrio. Inicialmente, times protestaram que seria ilegal a peça, por operar a partir do momento em que o piloto pisa no pedal de freio, caracterizando um dispositivo aerodinâmico móvel operador manualmente, o que é proibido.

Neste caso, contudo, o sistema foi liberado, pois a Lotus conseguiu explorar o regulamento. O dispositivo é instalado como componente da suspensão e atua apenas no chamado "torque da frenagem" e não no acionamento do sistema de freios em si.

Caso tivesse mantido segredo mais tempo, a vantagem seria grande, pois a equipe poderia regular o carro muito mais próximo do solo, além de preservar melhor os pneus pelo desgaste homogêneo. Agora, contudo, a tendência sera de cópia generalizada dos outros times, em busca de efeitos similares nos seus carros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895