capa

Lucas Kohl descobre superovais a 300 por hora e detalha ajustes antes de Indianápolis

Piloto de Santa Cruz do Sul vai estrear na pista mais famosa do mundo em maio

Por
Bernardo Bercht

Piloto detalhou trabalho no carro e acertos até no capacete para o oval

publicidade

O piloto Lucas Kohl, representante brasileiro na Indy Lights, teve nesta quinta-feira sua primeira experiência a mais de 300 km/h num carro de corrida. Ele testou com a Belardi Auto Racing no superspeedway do Kentucky, como prévia para as 100 Milhas de Indianápolis. "A vida passa mais rápido debaixo do capacete", brincou o garoto de Santa Cruz do Sul, após acelerar.

Lucas classificou o dia como "muito produtivo", com a possibilidade de conhecer o kit aerodinâmico para os grandes ovais, além de começar a testar acertos para este tipo de pista. "A pista não tem muito relacionado a Indianápolis, mas foi bom para ter essa experiência toda e me acostumar com a velocidade do carro nessa configuração", ponderou.

Ele detalhou que o trabalho de afinação é mais detalhado, em relação aos mistos. "No oval, o processo é sempre um pouco mais meticuloso, pois o acerto faz muito mais diferença na performance. O cuidado é muito maior", explicou. "Vem do piloto tambem dar um feedback mais preciso e em que parte da curva o carro precisa melhorar. Para cada parte (entrada, meio, saída) se mexe em coisas diferentes", acrescentou Lucas.

Não bastasse ajustar o carro e aprender a pista, tem acerto até de capacete. "Adaptar o capacete é importante para evitar que balance muito ou cause algum desconforto", revelou. "A gente tem algumas opções de aerodinâmica diferentes."

O piloto salienta, também, que não existe aquilo de virar para a esquerda e pisar fundo. Cada trecho da pista tem suas manhas. "Hoje, estávamos fazendo as curvas 1 e 2 flat (de pé no fundo), mas nas curvas 3 e 4 precisava tirar o pé. Entao depende muito da condição de pista e de vento, além do acerto do carro."

O próximo desafio da Indy Lights será a preliminar do GP de Indianápolis, em 10 de maio e 11 de maio. Depois, o grande momento, as 100 Milhas, no dia 24 do mesmo mês.