Marco Andretti lidera classificação dominada pela Honda em Indianápolis

Marco Andretti lidera classificação dominada pela Honda em Indianápolis

Penske teve dia muito ruim no meio do pelotão, brasileiros largam fora do top 20

Bernardo Bercht

Equipe Andretti mobilizou as quatro primeiras posições

publicidade

A Honda patrolou o primeiro dia de treinos de classificação para as 500 Milhas de Indianápolis. Os japoneses fecharam oito das nove vagas para a briga pela pole-position, marcada para domingo, e cravou a melhor média de quatro voltas do sábado com Marco Andretti. Sim, o neto da lenda da Indycar e da Fórmula 1 anotou com alguma folga o melhor tempo numa média de 231.351.

- Veja a tabela de tempos

Por falar em patrolar, a Andretti fez 1-2-3-4 na tabela de tempos, com Ryan Hunter-Reay em segundo, Alex Rossi em terceiro e James Hinchcliffe em quarto. E vocês não estão enxergando mal, nenhum sinal da Penske no top 9 da qualificação.

Depois das primeiras tentativas, as temperaturas subiram e foram raras a melhoras de tempo para quem arriscou mais uma passagem pela pista. O maior frisson foi Scott Dixon que, na finaleira, fez três voltas com chance de roubar o melhor tempo, mas abortou a quarta passagem e ficou mesmo em quinto. Os norte-americanos, loucos para estampar Andretti no título das matérias, devem ter arrancado os cabelos.

Dois estreantes apareceram bem na briga, com destaque para o holandês Rinus VeeKay em sexto, o solitário Chevrolet que funcionou a pleno no sábado com média de 231.114 milhas. Em sétimo, o desconhecido espanhol Alex Palou, fez sombra para o superstar Fernando Alonso, ao anotar a última das médias em 231.034. O garoto, inclusive, mandou uma corneta para a mídia espanhola que, segundo ele, depois do resultado ruim de Alonso, sumiu. Graham Rahal e Takuma Sato completaram os que poderão disputar a pole, um pelinho melhor que Colton Herta, o décimo e primeiro com sua posição definida para a corrida.

O melhor carro da Penske veio apenas em 13º com Josef Newgarden. Foi nítida a luta ingrata dos demais, com Will Power em 22º, Simon Pagenaud em 25º e Helio Castroneves em 28º. E o brasileiro só entrou no top 30 após tentar de novo! Foi nesse miolão de grid que apareceu, também, Tony Kanaan. A Foyt, claramente, sem o acerto competitivo dos últimos dois anos, com seus colegas Dalton Kellet em 24º; e Charlie Kimball em 29º.

Sim, vamos falar de Fernando Alonso. Depois de ser competitivo em todos os treinos com acerto de corrida, o espanhol sofreu do mesmo problema que as armadas Chevrolet. Ele tentou apenas uma vez, registrou a 26ª marca e vai focar na corrida. Fecharam o grid JR Hildebrand e Ben Hanley, este muito longe de uma performance realmente competitiva.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895