Matheus Leist participa da WSK Euro Series

Matheus Leist participa da WSK Euro Series

publicidade

Foto Maurício Villela / KGCom / CP


Acostumados a estar um ao lado do outro e dividir o mesmo box e a mesma equipe em seus compromissos no kartismo, os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) viverão uma situação completamente distinta neste final de semana, dias 23 e 24. Isso porque os dois competirão em dois campeonatos diferentes e, mais do que isso, em kartódromos situados em dois continentes diferentes.

Matheus Leist, o mais velho, está na Itália, em Muro Leccese, onde fará sua segunda participação no kartismo europeu competindo na terceira rodada do WSK Euro Series. Na primeira vez em que esteve competindo na Europa, em março deste ano, Leist surpreendeu ao passar para as finais do Trofeo Andrea Margutti de forma direta, sem ter que disputar a repescagem, algo comum para os pilotos brasileiros nesta situação.

"As pistas europeias são muito emborrachadas, diferentes do kartismo que temos no Brasil. Os brasileiros, quando correm pela primeira vez na Europa, sentem esta diferença e precisam se adaptar a esta dificuldade. Nem sempre isso é rápido", conta José Carlos Spier, responsável pela logística dos irmãos. "O Matheus se adaptou bem e foi às finais sem ter que disputar a repescagem. Esperamos que isso aconteça novamente neste final de semana", completa.

Além da pista fortemente emborrachada, Matheus Leist está enfrentando forte calor, que beira os 38°. "Desta vez tem muito mais borracha e a adaptação não foi tão rápida como da outra vez", explica Matheus Leist, que compete no WSK pela KF3, categoria que conta com um grid de cerca de 80 pilotos. "Mas estou indo bem, o último treino foi muito bom e amanhã (sexta) teremos mais um apronto antes das tomadas de tempo e corridas", continua o piloto.

As expectativas são boas, mas não haverá cobranças para Matheus Leist. "A ideia aqui, assim como em março, é que ele vá tendo contato com um kartismo muito mais desenvolvido que o brasileiro. O Matheus está aqui para aprender e tudo o que acontecer de forma positiva será lucro", esclarece Spier. Matheus Leist compete com chassi Energy, motor TM e pneus Vega pela equipe Gandolfi Racing, do italiano tricampeão mundial de kart Ennio Gandolfi.

Arthur em São Paulo - No Brasil, mais especificamente no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), o representante mais novo da família Leist disputará a 5ª etapa da Copa São Paulo Light.

Mesmo não tendo disputado uma das etapas até aqui realizadas, Arthur Leist aparece em 5º lugar na tabela de classificação, a apenas cinco pontos do líder. A expectativa, principalmente depois dos bons treinos de hoje, quando o piloto de Novo Hamburgo (RS) liderou pela manhã em pista molhada, é lutar pela vitória e se aproximar - ou até mesmo assumir - da liderança da competição.

"O Arthur está treinando muito bem e sempre é um dos favoritos para vencer na Super Cadete. Estamos trabalhando para isso e esperamos atingir este objetivo. O momento também é de preparação para o Campeonato Brasileiro e estamos aproveitando a oportunidade para testar alguns equipamentos", aponta o preparador Mazinho, da MZ Racing, equipe dos irmãos Arthur e Matheus Leist no Brasil.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895