McLaren de olho na Cosworth para desenvolver seu próprio motor turbo

McLaren de olho na Cosworth para desenvolver seu próprio motor turbo

publicidade



Uma trinca famosa por seu envolvimento na Fórmula 1 em diferentes épocas tem circulado em conversas conjuntas nos últimos dias. O jornalista inglês  James Allen levantou a bola. Com a nova fórmula de motores para 2014, com unidades turbo V6, a McLaren estaria em busca de alternativas para desenvolver seu próprio motor, no lugar dos cada vez mais caros Mercedes. A alternativa seria a Cosworth...

A fábrica inglesa se posiciona cada vez mais como concorrente dos alemães no mercado de automóveis, com seus modelos de rua. Dessa forma, a parceria azedou e os dólares aumentaram para contar com os propulsores na F-1. Dotada de know-how próprio, o problema da equipe inglesa seria a estrutura para montar e desenvolver os motores. Comprar a Cosworth, que ainda não tem compradores diretos para seus motores em 2014, resolveria o problema logístico e ainda traria bons engenheiros do ramo para a McLaren.

Por enquanto, a equipe nega até a morte qualquer interesse, mas é o tipo de boato que, quando pipoca na Fórmula 1, ocorre pelo interesse de alguma parte envolvida. Essa parte poderia inclusive ser a Honda, ex-parceira e multicampeã com a McLaren nos anos 90 e que estaria de olho num retorno à categoria máxima com uma nova fórmula de desenvolvimento de motores.

Sem estar pronta para investir os tubos no desenvolvimento direto de propulsores de alto rendimento, como nas décadas passadas, a montadora japonesa poderia entrar como parceira nesta empreitada mclariana. Emprestaria seus especialistas em motores turbo, que atualmente trabalham em conjunto com a Ilmor no V6 da Fórmula Indy, e aproveitaria a estrutura conjunta McLaren/Cosworth para colocar o logotipo Honda novamente na F-1, a exemplo do que faz a Infinity com a Red Bull e seus motores Renault.

Por enquanto, fica no mundo da especulation, mas essa mistura anglo-nipônica pode voltar a ocorrer a qualquer momento. Já em 2011 a McLaren havia manifestado certo saudosismo da Honda e nada mais apropriado que, no aniversário de 50 anos da equipe, a parceria mais bem sucedida ser reeditada em uma nova era vencedora.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895