Mercedes inova com bico no limite da regra e abandona de vez o “zeropod” para a F1 2024
Novo W15 volta a ter a assinatura do engenheiro James Allisson e mantém DNA da montadora alemã
Bernardo Bercht
Novo Mercedes W15
| Foto: Mercedes-Benz / Divulgação CP
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Muito além da nova pintura, mesclando prata e preto, o nariz e a comissão de frente do W15 gritam por atenção. Allison criou um quarto plano no aerofólio, numa verdadeira "dobradura" entre curvas, cortes e fixações, num regulamento que só permite três 2/8 pic.twitter.com/xkZpZSme2n
Para o bem ou mal, a Mercedes manteve o DNA do seu design e fez uma leitura própria dos "canhões Red Bull". O "zeropod" foi banido, agora são laterais robustas e com volume bem maior que os rivais. O cockpit, recuado cerca de 10 centímetros, atende às reclamações dos pilotos 4/8
As laterais tem um corte extremo na "cintura", com um enorme vão livre disponível para energizar o assoalho, selar o efeito-solo e, ainda sugar a sobra de ar dos túneis de venturi. O desenho promove um fluxo muito mais organizado que o W14, improvisado com sua origem "zeropod" pic.twitter.com/ykTt4L6ubk
No geral, o W15 parece bem-nascido e com uma ideia de projeto muito mais organizada que o W14 do ano passado. Allison prometeu a Hamilton e Russell um carro mais amigável de dirigir. Para além disso, as novidades na frente prometem um potencial de evolução exclusivo 8/8 pic.twitter.com/Kdc1kG9Ez1