Norris segura pressão de Verstappen e vence abertura maluca da F1 na Austrália
Hulkenberg foi a surpresa do dia, com um sétimo lugar que já salva o ano da Sauber

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Lando Norris e a McLaren se complicaram mais que o necessário, mas o britânico segurou a pressão de Max Verstappen, numa corrida maluca, e venceu a primeira da Fórmula 1 em 2025. O GP da Austrália virou corrida maluca, com a chuva indo e vindo, pegando muitos dos estreantes e até alguns veteranos desprevenidos. Quando todas as peças chegaram ao final, George Russell completou o pódio para a Mercedes; enquanto Nico Hulkenberg foi a surpresa do dia com a Sauber em 7º lugar.
Foi uma prova de sobrevivência e, ainda na volta de apresentação, Isack Hadjar naufragou, rodando e batendo na primeira curva. A largada foi adiada e, quando veio, as duas McLaren partiram muito mal. Verstappen quase conseguiu passar os dois, mas segurou um pouco e superou apenas Oscar Piastri. Lewis Hamilton ficou encaixotado atrás de Gasly e acabou superado por Leclerc e Albon, depois de arrancar bem.
Mais atrás, Hulkenberg e Antonelli foram os que melhor aproveitaram a meia primeira volta de ação. Escalaram o grid rapidamente, antes deu Jack Doohan achasse o muro com a Alpine. Veio o safety car e, com a turma ainda andando devagar, Carlos Sainz rodou sozinho e entregou o 10º lugar para Fernando Alonso.
Quando a turma voltou a acelerar, Norris segurou um primeiro ataque de Verstappen e Piastri é que foi para cima do holandês. Os pneus da Red Bull desgastaram antes e o holandês acabou travando rodas, fazendo uma curva quadrada e abrindo caminho para o dono da casa ser segundo.
A partir daí, Piastri começou a colocar pressão sobre Norris, derrubando sua desvantagem para menos de um segundo. A McLaren entrou duas vezes no rádio para pedir calma até a pista secar. Mas efetivamente a pista não ia secar.
Mais atrás, Yuki Tsunoda fazia boa prova, segurando vários carros mais rápidos atrás da sua Racing Bulls para ser sexto. Hamilton tentava de tudo, mas não conseguia passar Albon e sua Williams. Ao mesmo tempo, discutia muito com o engenheiro da italiano sobre quais comandos usar na disputa. Saudades Bono...
A pista começou enfim a formar trilho e veio o xadrez de quem pararia antes para trocar pneus. Alonso, que tinha economizado muita borracha e segurava a escalada de Antonelli, partiu para cima de Gasly. Uma volta antes, Piastri saiu a pista no esse do primeiro setor e espalhou brita sobre a zebra. Alonso pisou ali quando ia atacar a Alpine e perdeu a traseira, indo direto no muro. Um erro, um azar raros do espanhol. O safety car precipitou todo mundo para pneus de pista seca.
Verstappen foi de médios, quase todos os outros de duros, com exceção das Sauber. A essa altura, todos os engenheiros alertavam que no fim da prova chegaria um pé d'água forte. Norris já indagava se deveria voltar para intermediários. Fato é que todo mundo relargou liso.
Verstappen não conseguiu pressionar as McLaren, que abriram rápido. Russell chegou até a pressionar a Red Bull. Mas a chuva veio e pegou as McLaren de surpresa. Norris e Piastri saíram da pista. O britânico segurou e pulou para os pits, o australiano ficou atolado, para desespero da torcida. Max arriscou seguir com slicks e liderar. Hamilton seguiu o holandês. Mais atrás, Tsudona e Leclerc rodaram, sendo superados pelo britânico.
Max parou na volta seguinte, a Ferrari foi para o tudo ou nada com seus dois pilotos. Lewis teve o gostinho de liderar algumas curvas com a Ferrari, mas acabou sendo um sabor amargo, pois a chuvarada apertou e o tempo perdido custou caro.
Liam Lawson ainda ajudou um pouco os italianos ao bater no primeiro setor e gerar um safety car. Bortoleto, que teve uma estreia de segurança, sem arriscar, sofreu quebra de suspensão e acabou rodando também.
Quem parou para intermediários cedo, lucrou. Caso de Albon, Lance Stroll e Hulkenberg; que alinharam em quarto, quinto e sexto lugares. Antonelli vinha a seguir e jantaria a Aston Martin e a Sauber na sua arrancada final. As Ferrari apenas em nono e décimo.
A derradeira bandeira verde teve Norris disparando com Verstappen franco atirador. Mais atrás, Antonelli atropelava. No meio, Gasly errou e foi superado pelas duas Ferrari. Num raro bom momento da corrida, Hamilton foi certeiro e passou a Alpine num espaço breve, por fora.
Verstappen grudou na McLaren na penúltima volta. Com a asa móvel, tentou a aproximação, mas a instabilidade da Red Bull atrapalhou um ataque definitivo. Norris não botou nenhuma roda fora do lugar e levou a quadriculada da vitória. Russell cruzou em terceiro, com o ótimo Antonelli em quarto. Albon foi o quinto, merecido, para a Williams. O sexto foi o improvável e apagado Lance Stroll, seguido do herói do dia, Hulkenberg, que já salvou o ano da Sauber. Em oitavo, Leclerc lambendo as feridas, com Piastri surrupiando o nono de Hamilton, por fora, no esse de alta, na volta final. O pontinho foi pouco para o britânico em sua estreia tifosi.