Onboard da Sauber comprova: Halo salvou a vida de Leclerc

Onboard da Sauber comprova: Halo salvou a vida de Leclerc

publicidade

McLaren de Alonso invadiria cockpit na altura do capacete de Leclerc


Está certo, Halo, a gente pede desculpas pelo menosprezo. Aqui no PitLane sempre fomos críticos da proteção de cabeça desenvolvida pela FIA para a Fórmula 1. Alguns pontos seguem válidos, mas o equipamento se comprovou salvando uma vida no GP da Bélgica.

O frame do vídeo onboard na Sauber de Chales Leclerc não mente. Este foi o exato ponto que a McLaren de Fernando Alonso acertou na lateral do cockpit do francês. A trajetória, não fosse o halo, seria uma invasão da área do capacete do piloto, com possíveis consequências gravíssimas.

Foi o principal teste do dispositivo e o resultado foi nota máxima de proteção. Além disso, a sequência do ano mostrou que dificuldades de visão não foram realçadas por pilotos, encerrando mais uma polêmica sobre o halo.

Esteticamente segue bastante frustrante, mas isso é uma preocupação mínima no esporte de alto rendimento. Restam dúvidas sobre impactos de objetos menores, como a mola que acertou Felipe Massa em 2009 e, ainda, a capacidade dos pilotos deixarem o carro rapidamente em capotagens.

Apesar disso, Halo, és um sucesso.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895