Os 40 anos do título de Fittipaldi, o mais importante para o Brasil na Fórmula 1

Os 40 anos do título de Fittipaldi, o mais importante para o Brasil na Fórmula 1

publicidade



Esta segunda-feira marca o aniversário de 40 anos do primeiro título do Brasil na Fórmula 1. Em 10 de setembro de 1972, Emerson Fittipaldi se tornou o então mais jovem campeão do mundo e abriu a porteira para um dos esportes que mais conquistas trouxe ao país. A façanha, conquista por esforço próprio e talento de Emerson, gerou um dos melhores documentários já feitos sobre Fórmula 1, "O Fabuloso Fittipaldi", que o leitor pode conferir abaixo.

Vale também comentar algumas características peculiares da corrida do título, em Monza.  A prova decisiva ganhou um contorno dramático a mais para a equipe Lotus, quando o caminhão de transporte capotou ao levar o carro para o autódromo na Itália. O Lotus 72D ficou completamente danificado e a equipe precisou trazer de sua fábrica na Inglaterra um modelo substituto. Coincidência do destino ou não, este carro era aquele que teria sido usado dois anos antes por Emerson, exatamente no circuito de Monza.

O modelo antigo acabou voltando à garagem depois do terrível acidente que matou Jochen Rindt, com o outro Lotus 72. Colin Chapman decidiu pela não-participação da prova e o carro do brasileiro acabou indo para o depósito como veículo reserva.  A Lotus acrescentou a carenagem do modelo 72D e Fittipaldi partiu na cara e na coragem com o veículo cujo "irmão" tinha matado seu amigo em 1970.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895