Pitlane

Paixão a motor se transforma em parque cenográfico na Serra Gaúcha

Model A Village tem 40 veículos expostos em recriação dos anos 20 e 30

Coleção tem cerca de 40 modelos para visitação
Coleção tem cerca de 40 modelos para visitação Foto : Bernardo Bercht / Especial CP

É possível ser apaixonado por um carro só e fazer um museu? O empresário Ronei Weber transformou sua obsessão pelo clássico Ford Modelo A em um parque cenográfico recheado de preciosidades automobilísticas. Abriu as portas no último final de semana, em Nova Petrópolis, o Model A Village.

E o Modelo A não é apenas "um carro", ele ganhou dezenas de variações que estão à mostra entre restaurações, originais e recriações de cenários das décadas de 20 e 30. "A coleção começou com três ou quatro carros, depois passou para oito, virou 16 e, quando percebi, já tinha 32. Começou a faltar espaço para guardar tudo. Alguns carros ficavam na garagem do prédio, outros em um galpão e outros na garagem de casa", lembrou Weber.

"Então pensei em construir um espaço grande para reunir todos os carros. Foi quando minha esposa, Andréia, deu a ideia de trazer o projeto para a Serra Gaúcha e criar um museu", detalhou o empresário. "Depois, evoluímos a ideia para um parque, porque é muito bom poder compartilhar essa paixão com outras pessoas. Essa foi a inspiração para criar a Model A Village."

São cerca de 40 veículos, entre utilitários, rurais, esportivos e até mesmo um avião. E tudo começou com um carrinho que Ronei não conseguiu comprar. "O primeiro que tentei comprar era esse que eu tinha visto, mas o dono não quis me vender. Passei várias vezes em frente à casa dele, tentei negociar, mas ele não vendia. Depois de um tempo, encontrei um em São Paulo e comprei. Ele está aqui na minha coleção. É um Ford 29 Phaeton azul", narrou o criador do museu.

"A primeira vez que saí para andar com ele, as crianças e os senhores acenavam para mim. Naquele momento, eu me apaixonei pelo Ford Modelo A."

Para quem quiser fazer a visita, o museu está localizado na Linha Araripe, na RS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado. O parque opera de quartas a segundas-feiras, das 9h às 18h. Os ingressos custam R$ 98 para adultos (valor promocional). Crianças de até cinco anos estão isentas; de seis a 12 anos pagam meia-entrada assim como pessoas com 60 anos ou mais, estudantes e PCDs (sobre o valor normal de RR$ 148).

Parque reproduz atmosfera dos anos 20 e 30 | Foto: Edgar Bercht / Divulgação CP

Mais Lidas