Pitlane

Piastri aproveita vacilo de Norris, passa Verstappen na marra e vence o GP de Miami de Fórmula 1

McLaren sobrou nos EUA em prova movimentada e com bela ultrapassagem de Hamilton com a Ferrari

Australiano voltou a mostrar o caminho na McLaren
Australiano voltou a mostrar o caminho na McLaren Foto : Chandan Khanna / AFP / CP

Oscar Piastri aproveitou mais um vacilo de Lando Norris, passou Max Verstappen no braço e venceu o GP de Miami de Fórmula 1, neste domingo. O australiano abre vantagem na liderança do campeonato usando todo o potencial da McLaren a seu favor. Norris completou em segundo, com a ampla folga dos papaya, enquanto George Russell lucrou um terceiro lugar ao parar sob safety car virtual. Verstappen foi quarto.

A largada foi o primeiro momento-chave de uma corrida movimentada. Norris foi com tudo para cima de Verstappen, mas exagerou por fora da pista e ficou encaixotado, caindo para quinto. Piastri aproveitou para ser segundo, com as duas Mercedes a seguir. Lá atrás, Liam Lawson aprontou de novo e colidiu com Jack Doohan, destruindo a prova de ambos.

Verstappen tentou abrir, mas tinha Piastri sempre na sua cola. Havia uma promessa de chuva e ninguém dava certeza de economizar pneu até cair, ou mostrar todo o ritmo. Mesmo assim, Piastri usou a asa móvel e preparou por algumas voltas o movimento definitivo. Ele veio com categoria na reta principal. Max tentou espremer, mas travou e saiu para fora da pista.

Norris veio a seguir, mas para variar perdeu bem mais tempo com o rival. Verstappen segurou a McLaren boas três voltas, mas enfim o britânico assumiu a vice-liderança.

Na corrida de trator da Aston Martin, Fernando Alonso acabou rodando atrás de Oliver Bearman, mas não faria muita diferença. Mesmo perdendo muito tempo, finalizou na frente de Stroll. Consolação pouca com as duas últimas posições de quem estava andando na pista.

As McLaren já voavam em formação de cruzeiro quando Bearman quebrou o motor e gerou um safety virtual. Cruelmente seu colega Esteban Ocon tinha acabado de parar nos boxes e teria a tática de prova totalmente estragada pela situação, ficando fora dos pontos. Quem lucrou foi Lewis Hamilton, finalmente saindo do meio do pelotão para brigar ao menos com as Williams junto do colega Charles Leclerc.

E acabou sendo dele a grande manobra da corrida. Leclerc atacava Sainz com tudo e botou por dentro na primeira curva. Hamilton vislumbrou a escorregada do monegasco, preparou uma trajetória bem aberta e fez o xis para superar Carlos Sainz. Por muito pouco não levou duas posições numa só, chegando a estar lado a lado com a outra Ferrari.

Depois veio certa altercação no rádio com a Ferrari, enquanto seus pneus médios estavam a ponto de bala. A equipe demorou e o britânico não conseguiu atacar Kimi Antonelli, devolvendo a posição.

Na disputa do pódio, Russell lucrou com o safety virtual e saiu exatamente na frente de Verstappen. O holandês tentou alguns movimentos para passar, mas com pneus piores não teve sucesso e ficou no compasso de espera.

A finaleira da corrida teve Norris descontando a desvantagem de oito segundos para quatro, mas Piastri venceu com categoria. Russell veio longe em terceiro, seguido de Verstappen e do excelente Alex Albon de Williams. Antonelli foi o sexto. Leclerc finalizou em sétimo ao retomar a posição de Hamilton já sem pneus. Na última curva, Carlos Sainz lançou uma manobra suicida, chegou a bater na lateral da Ferrari e não levou o oitavo lugar de Lewis. Yuki Tsunoda completou a zona de pontuação solitário na outra Red Bull.