Pitlane

Porsche 911 evolui, mas muda pouco para seguir entre os melhores



O carro base estará equipado com o conhecido propulsor de seis cilindros opostos com 3,4 litros, mas agora em sua versão com injeção direta de gasolina. A usina deve produzir 350 cavalos de força através de uma caixa de câmbio manual de sete marchas. Sim, manual, nada de borboletas atrás do volante.

Os engenheiros alemães tentaram corrigir um velho "problema" do veículo, que muitos reclamavam, mas que os puristas adotavam como essência do Porsche. O motor atrás do eixo traseiro gera uma inércia que torna o carro incontrolável assim que ele passa do limite de aderência. Receita não muito agradável até mesmo para pilotos de competição.

Agora, ele foi colocado mais próximo do centro do veículo e o entre-eixos aumentado, corrigindo um pouco dessa tendência e aumentando a resposta da direção, conforme os especialistas. Um purista muito chato pode reclamar, mas um dos principais dirigentes da Porsche aprovou: "Walter Röhrl odiava aquela sensação. Ele ama o novo carro", afirma o chefe do projeto, August Achleitner.

Confira vídeo do teste em condições extremas do 911, ainda como protótipo: