Protótipo elétrico busca recorde de velocidade em preparação para correr Le Mans

Protótipo elétrico busca recorde de velocidade em preparação para correr Le Mans

publicidade



Nem todo protótipo "verde" é necessariamente ecochato. A equipe gerida pelo inglês Lord Drayson tentará um recorde mundial de velocidade utilizando apenas propulsão elétrica, no mês de junho. Será utilizado um protótipo Lola modificado, de cabine fechada e com quatro propulsores abastecido por baterias, somando cerca de 600 cavalos. O objetivo é quebrar o recorde em trecho de estrada, com 1,8 milha: atualmente, a marca a ser batida é de 281.6 km/h, definida ainda em 1974 pelo carro Battery Box desenvolvido pela General Eletric.

Agora, o objetivo com o Drayson B12 69/EV, é de alcançar os 300 km/h e deixar o tempo anterior realmente no passado. A carenagem foi esculpida especialmente para melhorar o fluxo de ar, visando velocidade máxima, e o peso total, com as baterias, rondará os 1.000 quilos. O próprio Drayson, ministro da Ciência do Reino Unido, vai guiar a barata na tentativa de quebra de recorde.

No ano passado, Drayson levou sua máquina para o Festival de Goodwood. Na competição ao redor do tradicional circuito inglês, o carro obtever o 11º lugar geral entre todos os que subiram a pista. A evolução seguinte do protótipo será o desenvolvimento da autonomia para encarar competições de Endurance, como as 24 Horas de Le Mans.

Assista ao vídeo da volta em Goodwood:

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895