Rally Dakar: Peterhansel faz história com 50ª vitória em etapa, Sainz lidera para a Audi

Rally Dakar: Peterhansel faz história com 50ª vitória em etapa, Sainz lidera para a Audi

Brasil somou novos primeiros lugares nos quadriciclos e UTVs

Correio do Povo

Francês Peterhansel tenta 15º título no Dakar

publicidade

O francês Stéphane Peterhansel fez história no Rally Dakar, neste domingo. Durante a segunda especial da edição 2024, o supercampeão alcançou a 50ª vitória em estágios da competição, que ele disputa desde 1988 e da qual foi 14 vezes campeão (oito na categoria Carros e seis na Motos). Com a façanha, ele igualou o recorde que pertence ao “finlandês voador” Ari Vatanen, tetracampeão do Dakar.
O ritmo dos Audi continua a impressionar, mesmo com a previsão negativa do atual pentacampeão, o catarense Nasser Al-Attiya: “Eles não passarão do terceiro dia de prova”, previu. No acumulado dos dois dias, a liderança também é da Audi, com os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz.
Entre os brasileiros, na categoria carros, Lucas Moraes repetiu a estratégia que lhe deu o pódio na edição 2023 da prova, quando estreou no Dakar: adotar um ritmo moderado no início, para evitar quebras mais adiante na corrida. Mesmo assim, o brasileiro, que terminou a especial de hoje em nono junto com o navegador espanhol Armand Monleón, poderia ter sido mais rápido e chegado mais à frente não tivesse sido atrapalhado pelo lituano Zaidotas Zala (Mini Cooper Works Rally Plus), que era mais lento e não dava passagem. Lucas e Monleón defendem a equipe Toyota Gazoo Racing com um modelo GR DKR Hilux T1+ e, no acumulado dos dois dias de corrida, ocupam o oitavo lugar. “Estamos entre os dez primeiros, ou seja, juntos dos líderes, então estamos bem colocados para terminar bem esse Dakar”, explicou o piloto.
A dupla Rodrigo Varela/Enio Bozzano Júnior, da categoria UTV T4, que venceu a especial de sábado, teve problemas de navegação e terminou em nono lugar. Ocupam agora a vice-liderança na classificação geral.
O Brasil somou neste domingo a sua terceira vitória em especial com o primeiro lugar de Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) na categoria Quadriciclos. Esta foi a segunda vitória consecutiva de Medeiros, que segue líder na classificação geral. A outra vitória foi da dupla Varela/Bozzano na UTV T4.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895