Red Bull aciona fritadeira de Helmut Marko e troca Daniil Kvyat por Max Verstappen

Red Bull aciona fritadeira de Helmut Marko e troca Daniil Kvyat por Max Verstappen

publicidade

Kvyat foi fritado e agora é hora de Verstappen na frigideira. Foto AFP Kvyat foi fritado e agora é hora de Verstappen na frigideira. Foto AFP


Um piloto de Fórmula 1 foi novamente alvo da tirania do diretor esportivo da Red Bull Helmut Marko. O austríaco voltou a queimar um piloto nesta quinta-feira, ao anunciar o literal rebaixamento de Daniil Kvyat da Red Bull para a equipe satélite Toro Rosso. A verdade é que marco sempre tem uma "estrelinha" em mente, como foi com Sebastian Vettel, e a bola da vez é Max Verstappen, que assumirá o cockpit principal.

A fritada já consumiu as carreiras de Jaime Alguersuari, Vitantonio Liuzzi, Christian Klein, Sebastien Buemi e Jean-Eric Vergne, com apenas os dois últimos conseguindo resgatar parcialmente alguma chance de se manter em boas categorias. O primeiro a sofrer essa degola pouco analítica e muito caprichosa foi o tetracampeão da Fórmula Indy Sebastian Bourdais, que só muito depois conseguiu realmente firmar pé num retorno à Indy.

Kvyat fez mais pontos que Daniel Ricciardo em 2015 e Mark veio com a desculpa esfarrapada de que o russo está sofrendo muito com a pressão do companheiro talentoso. Balela, já que uma corrida antes Kvyat tinha conquistado um excelente pódio no GP da China.

O russo cometou dois erros numa mesma corrida? Sim, mas  o chilique completo é apenas um despiste para Marko fazer o que quer, inclusive se sobrepondo sobre a vontade do teórico chefão da Red Bull, Christian Horner. Agora terá Max Verstappen no time principal, mas ele que se cuide, pois aí sim pesará a comparação com Ricciardo. Vão deixar ele cometer os mesmos erros do recente GP da Austrália, ou ainda aqueles que resultaram em acidentes com a Toro Rosso no ano passado?

Para Kvyat, sobrou carimbado na testa o selo de "piloto rejeitado, aproveitem no meio do grid se quiserem". Nunca fui seu maior fã, mas ele não merecia este tratamento. Para terminar, a comparação abaixo deixa claro que a tese da pressão de Ricciardo não resiste a duas pensadas...









































Daniel Ricciardo



Desde 2015



Daniil Kvyat



0



Vitórias



0



2



Pódios



2



4



Voltas mais rápidas



0



128



Pontos



116



16



Classificação



7



10



Corridas



11



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895