Russell vence GP de Las Vegas, Verstappen é tetracampeão da Fórmula 1
Holandês sequer foi pressionado pelo rival Norris; Hamilton foi piloto da corrida para escalar até 2º
publicidade
Max Verstappen é tetracampeão mundial de Fórmula 1! O holandês fez uma corrida tática em Las Vegas e, mesmo com a Red Bull fora do acerto ideal, finalizou à frente de Lando Norris; em quinto, para garantir o título. A noite foi toda da Mercedes, porém, com George Russell comandando de forma tranquila e Lewis Hamilton fazendo imensa corrida de recuperação para completar a dobradinha após largar de 10º.
Logo na largada, Russell segurou o ataque total das Ferrari, enquanto Leclerc atropelada Sainz e Pierre Gasly para ser o segundo. Verstappen manteve as McLaren atrás e a Alpine na alça de mira para subir no pelotão. Hamilton ganhou uma posição para iniciar sua escalada. Lá atrás, Alonso passou Sérgio Perez e Liam Lawson tentando fazer algo melhor com o trator verde da Aston Martin.
Parecia que a esquadra vermelha tinha ritmo para atacar Russell e logo controlar a prova. Leclerc chegou na zona de asa móvel e por três vezes tentou passar, Sainz vinha logo atrás, mas sob forte assédio de Verstappen, que já tinha atropelado Gasly.
Antes da janela de pits abrir, contudo, as Ferrari desabaram em ritmo, Leclerc errou e foi superado por Sainz. Mais atrás, os pneus macios que Alonso fez sua aposta, derreteram e o espanhol antecipou um monte sua parada. Provocou um dominó de undercuts, todo mundo tentando evitar parar muito depois dos outros.
Verstappen já se colocava à frente das Ferrari, enquanto a McLaren tropeçava nos próprios pés, sem ritmo. Todos vieram a box, menos as duas Mercedes e Nico Hulkenberg. Foi o pulo do gato para decidirem suas vidas na corrida. Parecia que Hulk e sua Haas perderiam muitas posições; assim como Hamilton. Só que ambos teriam bem mais pneu para o segundo stint. A ideia de duas paradas já sepultada, o negócio seria parar uma vez só.
Alex Albon tinha acabado de passar Alonso para colocar a Williams nos pontos, quando um radiador entupido por detritos obrigou seu abandono. Antes, Gasly já tinha sido vítima do mesmo problema. Curiosamente também na frente da Aston Martin.
A essa altura, Hamilton fazia sua escalada alucinante no pelotão e rapidamente se posicionou atrás das Ferrari. Teria mais vantagem ainda se mantivesse a tática, mas perdeu a paciência pela grande velocidade de reta de Leclerc e decidiu pelo undercut. Verstappen também parou super cedo na segunda janela.
Na pista, ganharam as posições das Ferrari. Hamilton ainda apertou o pedal da direita e batizou a faixa do tetracampeão com uma bela ultrapassagem pelo segundo lugar. Com pneus mais novos, as Ferrari logo grudaram em Verstappen.
O holandês ainda perguntou no rádio se tentava segurar o pódio. Recebeu o incentivo, mas com velocidade e pneu, Sainz logo se antecipou. No meio do pelotão, Hulkenberg se livrava da galera toda para ser oitavo. Alonso se segurava com unhas e dentes atrás de Yuki Tsunoda, mas o pneu estava muito mais gasto.
Sérgio Perez finalmente chegou nele, abriu asa móvel e passou para levar um magro pontinho. totalmente sem borracha, Alonso se arrastou até chegar em 11º. Muito esforço com o pior carro do dia, sem recompensa.
Hamilton mesmo com pneus mais gastos tirou de 10s para 5s a desvantagem para o colega de Mercedes. No fim, viu que não ia dar e aliviou. Tivesse evitado o erro na classificação, seria uma vitória provável. Mesmo assim, uma performance para lembrar.
Na bandeirada, festa de Russell com folga, seguido de Lewis. Sainz carimbou mais um pódio na sua saideira de Ferrari, enquanto Leclerc passou Verstappen na bacia das almas. Com o quinto posto, Max fez o suficiente para antecipar seu caneco. Norris foi um solitário sexto, contra um ainda mais solitário Piastri, novamente muito atrás do colega de McLaren e abrindo caminho para a Ferrari ganhar o mundial de construtores.
O oitavo foi o excelente Hulkenberg, para deixar a Haas de novo à frente da Alpine, com Yuki Tsunoda levando pontinhos para a RB Junior. E na frente de Perez com a Red Bull principal.