Toyota anuncia protótipo elétrico com 544 cavalos para desafiar Pikes Peak

Toyota anuncia protótipo elétrico com 544 cavalos para desafiar Pikes Peak

publicidade



Mais um desafiante da montanha foi confirmado nesta semana. A Toyota Motorsport GmbH, divisão que uma vez foi responsável pelos carros de Fórmula 1 dos japoneses, prepara a nova versão do seu protótipo elétrico para subir o Pikes Peak, assim como Sebastien Loeb (Peugeot 308 T16), Monster Tagima (Toyota GT86) e companhia.  No caso nipônico, a ideia é quebrar o recorde para veículos com emissão de poluentes zero, com o modelo EV P002.

O piloto será o experiente Rod Millen, que aos 61 anos registrar milhares de quilômetros em subidas de montanha. A máquina vai defender o recorde estabelecido pela própria Toyota em 2012, de 10min15s380. Agora contudo, a proposta é entrar na casa dos nove minutos. Para isso, o P002 ganhou tecnologia embarcada de Fórmula 1 e aerofólios superdimensionados para contornar curvas a 200 km/h.

Sob a carenagem, que lembra uma mescla dos protótipos MCR e Spyder, estará uma usina com dois motores elétricos que produzem 544 cavalos de força calibrada para gerar torque nas bandas ideais para Pikes Peak. Uma vantagem do motor elétrico é não sofrer os efeitos da altitude, que na escalada do Pikes Peak, a mais de 4 mil metros, afeta os carros com propulsores a combustão. Com o empurrão, a viatura deve atingir 230 km/h.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895