Toyota anuncia protótipo para brigar com Audi, Peugeot e Porsche em Le Mans

Toyota anuncia protótipo para brigar com Audi, Peugeot e Porsche em Le Mans

publicidade


Os próximos anos das 24 Horas de Le Mans podem ser um verdadeiro retorno à era de ouro das competições de endurance. Nesta sexta-feira, a Toyota anunciou seu retorno à prova, com um protótipo oficial de fábrica e, por tabela, a volta às corridas internacionais após a desistência do mundial de Fórmula-1, em 2009.


Por sinal, a fábrica do novo bólido da categoria LMP1 será a mesma que construiu os carros da F-1, de 2001 a 2009. É onde fica a sede da Toyota Motorsport GmbH, em Colônia, na Alemanha. A montadora japonesa pretende utilizar um motor à gasolina híbrido, com força extra retirada proporcionada pela eletricidade recuperada de frenagens e armazenada em baterias.

Essa unidade motriz será desenvolvida no Japão, com alguns experts contratados inclusive da Honda, a fabricante mais vitoriosa nas corridas. O primeiro teste está previsto já para dezembro, com um programa de testes planejado para o começo de 2012. Apesar do carro estar praticamente montado, não há informações sobre possíveis pilotos e foi divulgada apenas um desenho do equipamento.

Vale lembrar que a Porsche já marcou seu retorno às 24 Horas de Le Mans, com time oficial, e a Volkswagen planeja também um carro da sua marca de luxo Bentley. Todas essas forças automotivas para gerar um belo duelo com as já estabelecidas Peugeot e Audi.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895