Toyota estaria preparando o retorno à Fórmula 1 com a marca Lexus

Toyota estaria preparando o retorno à Fórmula 1 com a marca Lexus

publicidade



O novo forte rumor da Fórmula 1 da semana tem a ver com uma certa montadora japonesa que não é a Honda. Pois é, parece que os nipônicos botaram o olho na mudança de regulamento dos motores e querem entrar na festa em 2015. Agora é a vez de fontes internas da Toyota relatarem que um programa de retorno à categoria máxima do automobilismo está quase fechado.

A informação foi apurada pelo site europeu Club Lexus, a partir de executivos da marca de luxo que pertence à gigante japonesa. Com a introdução dos propulsores V6 1.6 com recuperação de energia, a montadora imagina formas de aproveitar o que aprendeu em Le Mans para aumentar a visibilidade dos seus produtos.

A ideia, segundo o Club Lexus, é utilizar a marca de luxo na Fórmula 1, após a companhia acompanhar os resultados positivos que a rival, Infinity, tem acumulado em sua parceria com a Red Bull. Vale lembrar que recentemente a Lexus lançou o seu primeiro supercarro esportivo, o LFA. A marca também tem presença forte nos protótipos americanos, em Daytona e, ainda, nas competições de drift. Dentro da Toyota, existe toda a evolução de engenharia com híbridos empregada no TS30 que disputou as 24 Horas de Le Mans.

O novo regulamento também permite se equiparar mais facilmente à tecnologia das gigantes com know-how como Ferrari e Mercedes, já que toda a engenharia de motores terá de ser transformada. O plano da Toyota seria acompanhar os desenvolvimentos de 2014 já com um carro na pista para fazer testes. No ano seguinte, sabendo o que funciona e não funciona, homologaria seu motor.

Já circulam inclusive boatos de que o piloto-chefe para este retorno seria Kamui Kobayashi. Foi a Toyota que colocou o japonês na Fórmula 1, em 2009 e agora deixaria ele como responsável pelo desenvolvimento do novo carro durante o ano de 2014. Outra vantagem competitiva da montadora japonesa é seu túnel de vento de última geração, que inclusive foi utilizado no projeto dos modelos atuais de Ferrari e McLaren.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895