Troca-troca de campeões? Os prós e contras de Vettel e Alonso mudarem de cockpits

Troca-troca de campeões? Os prós e contras de Vettel e Alonso mudarem de cockpits

publicidade



O grande "sacode" do mercado de pilotos da Fórmula 1 para 2015 poderá ocorrer às vésperas ou logo após o Grande Prêmio de Cingapura. Os rumores esquentaram sobre a "grande troca" entre campeões do grid, com Red Bull e Ferrari aceitando ceder Sebastian Vettel por Fernando Alonso e vice-versa. A negociação faz algum sentido para ambas as partes em alguns aspectos, mas também tem desvantagens evidentes.

Na febre atual da internet de dizer que informou antes, alguns sites já estão cravando que vai acontecer e um veículo holandês, o F1 Total, chegou a afirmar que o anúncio pode ocorrer ainda nesta terça-feira! Vamos com mais cautela por aqui, avaliando os pontos que podem ajudar ou atrapalhar a notícia do ano na Fórmula 1.

Motivos "é isso aí, vamo que vamo"!

- Fernando Alonso está no limite de sua paciência com a Ferrari pelos carros não-competitivos e no limiar da carreira para fazer uma derradeira troca de equipe em busca de títulos mundiais.

- Sebastian Vettel está extremamente incomodado com o primeiro carro da Red Bull que de forma alguma atende ao seu estilo de pilotagem e, ainda mais tenso por ser sistematicamente superado pelo novato da equipe. Pior, a Red Bull tem priorizado modificações favoráveis ao estilo de Daniel Ricciardo por seu melhor entendimento da viatura de 2014.

- A Ferrari tirou Montezemolo do comando e vê ameaçado o patrocínio do banco Santander com a morte do  diretor do banco Emilio Bottin. Buscando mais relevância no mercado financeiro e responder ao patrocinador, não pode "perder" Alonso sem uma contrapartida fortíssima. Um tetracampeão seria a resposta.

- A Red Bull teria a chance de trazer para seus quadros aquele que é considerado por muitos o melhor piloto da atual geração sem pagar sua multa contratual para a Scuderia.

Motivos "peraí mano, segura a onda"!

- A Ferrari abriria mão do contrato com o piloto adorado pelos tifosi e que nos últimos anos sistematicamente levou o carro além do que podia, superando seus colegas de equipe com larga margem? Em troca por um campeão que chegou a ser impopular e levar vaias no pódio, além de estar claramente em baixa, sem armas para reagir no ano de 2014?

- Em pleno crescimento da Daniel Ricciardo, vencendo corridas com um carro bem inferior das Mercedes, a Red Bull escolheria para seu companheiro um primadonna pouco flexível nas parcerias de box? Arriscaria desequilibrar o time com um Alonso que exige tratamento diferenciado e não tem pudores em fritar a equipe na mídia se acredita poder levar vantagem na pista?

- Vettel arriscaria ser taxado por "fugir da briga" após ser sistematicamente superado por Ricciardo? Arriscaria, ainda, sair do time que fez o melhor carro dos últimos quatro anos para sentar no cockpit de uma Ferrari "recomeçando" após dois projetos falhados?

- Alonso aguentaria a bronca de reviver algo parecido com o que teve ao lado de Lewis Hamilton na McLaren? Enfrentar um garoto promissor e vencedor de corridas que, além de tudo, caiu nas graças da equipe? Afinal, o merecedor de toda a atenção não deveria ser ele?

Respostas, só nos próximos capítulos. Quem parece não estar nada sorridente é Ron Dennis, que pretendia contar com pelo menos uma das estrelas no super time da McLaren-Honda.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895