Uma aula de Nelson Piquet para comemorar os 65 anos

Uma aula de Nelson Piquet para comemorar os 65 anos

publicidade

Prost era o professor, mas em 1990 a aula foi de Nelson Piquet


A lenda da Fórmula 1 Nelson Piquet Souto Maior completa 65 anos nesta quarta-feira. É o tricampeão que talvez tenha trilhado o caminho mais batalhado para chegar ao topo. Um provocador, que lançou inúmeras polêmicas e causou a ira dos rivais... Um confesso "preguiçoso" no quesito atleta, mas um trabalhador incansável para acertar seu carro e obter a mínima vantagem sobre os adversários, Piquet ficou notório por vencer corridas e até campeonatos quando ninguém esperava.

Foi assim o seu primeiro caneco em 1981, quando a vantagem era da Williams, mas ele faturou para a Brabham. Em 1983, superou uma batalha quádrupla com Prost e as Ferrari e levou de novo. O quebrador de bancas de apostas ainda superou a equipe Williams inteira e até a Rainha da Inglaterra para vencer o tri em 1987, quando todos queriam Nigel Mansell.

E foi este o caso na foto que usamos para homenagear Piquet. Adelaide, 1990, a Benetton era a terceira força, mas muito distante de McLaren e Ferrari. Nelsão, que odiava pistas de rua (mas ganhou várias nelas) partiu em sétimo. Eram 81 massacrantes voltas na pista australiana e todos planejavam parar nos boxes para trocar pneus.

Senna dominou a prova até sair com o câmbio quebrado. Nigel Mansell e Alain Prost pareciam ter a corrida no bolso, mas foram para os pits como planejado. Quando voltaram, Nelson Piquet Souto Maior estava com seu carro coloridão na liderança e começou a contagem. Volta a volta, engenheiros, narradores, pilotos esperavam a parada.

Mansell foi destroçando a desvantagem no cronômetro, mas Piquet sabia o que estava fazendo. Enquanto o Leão baixava o recorde de volta da pista seis vezes, Nelsão conservava pneus. Quando ficou claro que não ia mais parar, Mansell enlouqueceu. Partiu com tudo e quase bateu na traseira do brasileiro, que fechou a porta com classe. Para mostrar que ainda tinha bala na agulha, fez sua melhor volta da corrida na volta 79, com os pneus esbudegados.

Foi uma vitória magistral para derrubar gigantes e mostrar que ainda estava no páreo dos melhores. Na coletiva, não deixou escapar sua verve desbocada: "A m.... quase bateu no ventilador".

Confira abaixo um especial de 1987 sobre o tricampeão:

https://www.youtube.com/watch?v=ZP5W5uQGLto

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895