Verstappen aproveita erro da Ferrari e vence em Las Vegas, uma das melhores do ano da F1

Verstappen aproveita erro da Ferrari e vence em Las Vegas, uma das melhores do ano da F1

Corrida teve várias ultrapassagens reviravoltas e ataque total de Leclerc sobre Perez no fim

Bernardo Bercht

Holandês foi polêmico, mas imparável de novo

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Num fim de semana de muitas apostas, inclusive numa pista semipronta, a Fórmula 1 levou a melhor com uma das melhores corridas do ano, em Las Vegas. Max Verstappen aproveitou a bobeada tática da Ferrari e venceu depois de alguns toques, muita habilidade e alguma polêmica - num dia em que a Red Bull tinha menos carro. Charles Leclerc repassou Sérgio Perez na última volta para ser segundo e o mexicano terminou melancólico em terceiro.

Leclerc arrancou muito mal. Verstappen, que devia ter sido punido por atrapalhar Ocon na classificação, aproveitou  e colocou do lado. O holandês espremeu a Ferrari para fora da pista e assumiu a liderança. Com os dois saindo da pista na manobra, ele levou mais uma punição branda da FIA. Merecia uns 10s, levou 5s e certamente menos prejuízo tático para sua corrida.

Mais atrás, Fernando Alonso fez uma grande largada e pularia de nono para sexto, mas perdeu o carro na freada e rodou, ficando na contramão. Conseguiu voltar, mas lá atrás do pelotão. Valtteri Bottas também se deu mal e ficou entalado na Aston Martin. O outro prejudicado foi Lewis Hamilton, que precisou evitar a batida com a galera.

Pouco mais adiante, as cartas se embaralharam de novo. Lando Norris perdeu a traseira e bateu forte. Os pneus ainda frios e sem aderência. O safety car permitiu a todo mundo que se enrolou na largada colocar pneus duros e voltar para a corrida com uma boa chance estratégica.

Veio a relargada e Max já sabendo da punição tentou abrir. Leclerc ficou nos seus calcanhares porém. Já era claro que a Ferrari estava mais rápida que a Red Bull.

Lá no fundão, Alonso conseguiu se colocar à frente de Sainz e pressionava Perez. Todos vieram para passar Lance Stroll, o mexicano conseguiu. Aí, o canadense fechou a porta de Alonso e fez o espanhol perder duas posições. Neste momento, a Aston trocava um prováve quarto lugar de Alonso por um quinto de Stroll. O espanhol, mais rápido, acabou perdendo muito tempo no "túnel" de asa móvel e saiu da janela ideal da pista para atacar.

O canadense seguiria para fazer sua melhor corrida do ano, mas efetivamente não otimizaria os pontos. Era para o time ter levado o quarto e sexto lugar na quadriculada.

No meio do pelotão, Perez abria caminho com os pneus duros. Outro que se dava bem era Lewis Hamilton, o melhor colocado da turma que tinha o composto mais resistente.

Daí, Leclerc mostrou que não precisava de punição, acionou a asa móvel e passou Verstappen na pista mesmo. O holandês parando logo em seguida para trocar pneus e pagar sua punição.

A essa altura, Hamilton pressionava Piastri para ficar com os líderes na alça de mira em sua Mercedes. Só que o australiano fechou a porta e cortou o pneu do carro do britânico, além de quebrar sua asa. Prejuízo para ambos. Lá na frente, Verstappen foi para cima de Russell, que fechou demais a curva e bateu na Red Bull. Reação em cadeia que provocou mais um safety car com a pista cheia de detritos.

Aí foi o momento-chave em que a Ferrari entregou a vitória pela segunda vez na temporada (lembram de Monza?) Todo mundo parou dos líderes, menos Leclerc. Ele manteria a dianteira, só que com pneus cinco voltas mais velhos que os da Red Bull.

Relargaram de novo, Leclerc e Perez despacharam a turma que ainda não tinha parado. Esteban Ocon forçou a barra para cima de Pierre Gasly e foi embora na briga interna das Alpine. Russell ficou preso atrás das Williams e criou nova fila de asa móvel.

Com borracha mais nova, Perez pressionou e passou Leclerc. O mexicano manteve a liderança por duas voltas, mas bobeou. Leclerc usou o vácuo e retomou a liderança. Quem curtiu isso foi Verstappen que passou as Alpine e já grudou na briga da ponta. Passou Perez sem nenhuma cerimônia. Mais uma volta e engoliu Leclerc.

O monegasco tentou se manter na zona de asa móvel, conseguiu por um tempo, mas depois Max foi embora. Perez, então, protocolarmente passou para segundo, só que a Ferrari seguia na sua cola, sem desistir.

Mais atrás, Hamilton remou, remou, remou lá do fundo do pelotão e se colocou de novo no top 10. Pressionou Alonso, que tinha bem menos velocidade de reta - e ainda perdeu tempo passando Gasly com problemas. Despachou o espanhol para ser oitavo. Por detalhe  passaria Russell, punido com cinco segundos, e viraria sétimo.

Quando tudo parecia resolvido, na última volta, Perez de novo perdeu um duelo direto do pódio. Leclerc foi com tudo e freou dentro da última curva antes da reta dos boxes. O mexicano demorou a entender e tomou o passão. Verstappen até tentou ajudar com o vácuo  e tirou o pé. Mas mesmo usando tudo que podia, o mexicano não conseguiu superar a Ferrari. Max cruzou em primeiro, com Leclerc faceirão em segundo, Perez em terceiro.

O quarto foi um excelente Esteba Ocon, superado na linha pelo punido Russell, seguido da Aston Martin errada; a de Stroll. Sainz fez uma boa corrida de recuperação em sexto. O sétimo foi Hamilton, seguido de Russell, Alonso e Piastri salvando o pontinho final com a McLaren.


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