Verstappen faz a pole position do GP da Inglaterra de F1
Piloto da Red Bull é o terceiro na classificação geral

publicidade
O tetracampeão mundial Max Verstappen foi o mais rápido no treino de classificação disputado neste sábado (5) e vai largar da pole position no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, à frente dos dois pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, segundo e terceiro, respectivamente.
No icônico circuito de Silverstone, onde o primeiro GP de Fórmula 1 foi realizado há 75 anos, o piloto da Red Bull, terceiro na classificação geral, garantiu uma posição favorável no grid para tentar superar Piastri, que lidera o Mundial, e Norris, que está em segundo.
Antes da corrida de domingo, Piastri tem 15 pontos de vantagem sobre Norris e 61 pontos sobre Verstappen, que terá que se manter firme se quiser conquistar o quinto título consecutivo.
"Foi muito delicado com o vento, tudo estava em movimento e esses carros são extremamente sensíveis", disse o holandês, que assim conquistou a 44ª pole position da carreira e a terceira em Silverstone, após as de 2021 e 2023.
O britânico George Russell (Mercedes) conseguiu o quarto melhor tempo e vai dividir a segunda fila com Norris.
As duas Ferrari vão largar da terceira fila, com Lewis Hamilton em quinto e Charles Leclerc em sexto.
Heptacampeão mundial, Hamilton já venceu nove vezes em Silverstone, mas o cenário é pouco favorável para uma décima vitória no domingo.
Desde que deixou a Mercedes no final da temporada passada e se juntou à Ferrari, o veterano piloto de 40 anos não conseguiu subir ao pódio nas corridas principais até aqui na temporada, mas venceu a sprint do GP da China, em março.
Com arquibancadas lotadas e um céu tipicamente inglês, completamente nublado com algumas gotas caindo no início do dia, Hamilton contou com o apoio maciço dos fãs locais, que ainda se lembram da emocionante vitória do ídolo no ano passado.
Os pilotos da Ferrari estarão à frente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), sétimo, e do francês Pierre Gasly (Alpine), oitavo. O nono é Carlos Sainz (Williams), enquanto o italiano Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), que terminou em sétimo na classificação, largará em décimo devido a uma punição de três posições por ter sido considerado culpado por um acidente com Verstappen no último domingo, no GP da Áustria.
Por sua vez, o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) não conseguiu passar para o Q2 e ficou com a 16ª posição.
A largada do GP da Inglaterra de Fórmula 1 está programada para às 11h (horário de Brasília) deste domingo