Verstappen o bicampeão que tem a Fórmula 1 no sangue

Verstappen o bicampeão que tem a Fórmula 1 no sangue

Holandês chega a segundo título num ano que dominou amplamente os adversários

AE

Holandês coroou temporada impecável

publicidade

Max Verstappen carrega a aura de grande estrela do automobilismo mundial desde que despontou em categorias inferiores. De família de pilotos, o holandês de 25 anos se sagra bicampeão da Fórmula 1 em uma temporada em que foi soberano, soube se aproveitar das falhas da Ferrari e mostrou enorme competência especialmente nas corridas, enquanto a Ferrari colecionava poles infrutíferas.

Em 2021, Verstappen desafiou o heptacampeão Lewis Hamilton e travou com ele um duelo que durou até a última volta da corrida derradeira em Abu Dabi. A decisão envolta em polêmicas por decisões do diretor de provas Michael Masi - que acabou desligado da FIA - trouxe à Red Bull um engajamento para que o holandês conquistasse mais um título sem questionamentos.

Na atual temporada, a Mercedes perdeu força e viu a Ferrari assumir o posto de maior concorrente da Red Bull. Os erros estratégicos da escuderia de Maranello, porém, facilitaram a vida de Max Verstappen. O holandês via o principal rival Charles Leclerc brilhar nos treinos classificatórios, mas a consistência de seu carro permitiu diversas mudanças de panorama durante as provas.

Verstappen só deixou de ganhar seis provas até aqui (Bahrein, Austrália, Mônaco, Inglaterra, Áustria e Cingapura). Em um calendário com 22 Grandes Prêmios, o holandês experimentou uma soberania semelhante à de Lewis Hamilton em temporadas recentes. A sombra esboçada pela Ferrari se provou insuficiente em um ano em que Verstappen correu com sol a pino.

Esta é a oitava temporada de Max Verstappen na Fórmula 1. O holandês começou na Toro Rosso (atual AlphaTauri) e logo em seu segundo ano assumiu o cockpit na escuderia principal do grupo austríaco. Na Red Bull, em pouco tempo, empurrou Daniel Ricciardo ao lugar de segundo piloto. Em sua primeira corrida na escuderia já subiu ao lugar mais alto do pódio (na Espanha, em 2017).

Apesar de correr com a bandeira holandesa, Max Verstappen nasceu na Bélgica, na cidade de Hasselt, cidade-natal de sua mãe Sophie Kumpen, que foi campeã de kart, concorrendo com importantes nomes do automobilismo, como Jenson Button, Nick Heidfeld, Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella. Sophie parou de correr em 1996, quando se casou com o pai de Max, Jos Verstappen, um ano antes do bicampeão mundial nascer.

Jos Verstappen foi um modesto piloto de Fórmula 1. De perfil exigente, ele conseguiu realizar no filho o sonho de um título mundial. Jos Verstappen esteve na categoria máxima do automobilismo por nove temporadas, sendo titular em oito delas, entre 1994 e 2003. Sua melhor colocação em um campeonato foi um 10º lugar na temporada de estreia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895