Verstappen passa trabalho, mas chega a 50 vitórias no GP dos EUA de Fórmula 1

Verstappen passa trabalho, mas chega a 50 vitórias no GP dos EUA de Fórmula 1

Hamilton e Leclerc são desclassificados por desgaste excessivo do assoalho

AE

Holandês fez corrida agressiva para vencer

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Max Verstappen teve muito mais trabalho do que em outros momentos de 2023, mas chegou neste domingo a 50 vitórias na Fórmula 1, após triunfar no GP dos Estados Unidos neste domingo. Largando em sexto, o holandês tricampeão aproveitou o melhor ritmo de sua Red Bull para aplicar com perfeição a tática da equipe e atacar com tudo após os pit-stops. Lewis Hamilton, da Mercedes, fez sua prova mais próxima de Max na temporada para ser segundo e Lando Norris, da McLaren, fechou em terceiro. Charles Leclerc, que largou na pole com a sua Ferrari, teve uma tarde para esquecer no circuito de Austin, no Texas.

(Após a corrida, Hamilton e Leclerc foram desclassificados por desgaste excessivo do assoalho da  Mercedes e da Ferrari. Com isso, a classificação do top 10 ficou: Verstappen-Norris-Sainz-Perez-Russell-Gasly-Stroll-Tsunoda-Albon-Sargeant)

O monegasco, que já havia largado muito mal e perdeu duas posições nas primeiras voltas, confiou na estratégia da equipe de realizar apenas uma parada com pneus duros e despencou no grid, terminando a corrida em sexto. Yuki Tsunoda anotou o tempo mais rápido no final somando um ponto a mais para a AlphaTauri: 1m38s139.

A briga por posições começou forte já na largada em Austin. Charles Leclerc saiu novamente muito mal e foi ultrapassado na primeira curva pela McLaren de Lando Norris. Lewis Hamilton também tentou atacar já nos primeiros metros de pista, mas ficou preso entre as Ferraris e acabou caindo para quarto, superado por Carlos Sainz.

O heptacampeão apertou o ritmo de sua Mercedes e chegou fácil em Sainz. Os dois carros da Ferrari não conseguiam acompanhar o ritmo dos primeiros colocados e, em menos de dez voltas, Hamilton já tinha ultrapassado os dois, pulando para segundo. O tempo perdido atrás da Scuderia, contudo, cobraria seu preço no fim. Verstappen, que vinha escalando o grid, também entrou fácil entre os três primeiros.

Piastri precisou abandonar a corrida na volta 11 com problemas técnicos - minutos antes, o piloto tocou sua McLaren com a Alpine de Ocon, que também recolheu o carro mais cedo. Na frente, Lewis Hamilton apertava o ritmo para cima de Norris. Acompanhando o ritmo forte na pista, a Red Bull antecipou o pit stop de Verstappen e chamou o tricampeão para o box na volta 17. O holandês foi o primeiro a parar em Austin e manteve os pneus médios, com estratégia de três paradas. Assim que voltou para a pista, o piloto rodou uma volta mais rápida atrás da outra.

O pit stop da Red Bull mexeu com as equipes. Ferrari e Mercedes começaram a se movimentar para evitar um undercut, mas não conseguiram evitar a chegada de Max. A equipe inglesa chegou a cogitar se Hamilton conseguiria manter o carro mais cinco voltas com o pneu da largada, mas o piloto pediu para ir ao box o quanto antes e perdeu sua posição para Verstappen.

Na volta 28, que marcava exatamente a metade da corrida, o que parecia inevitável finalmente aconteceu: Max ultrapassou Lando Norris, que julgou mal a defesa e fez pouca frente ao ataque da Red Bull. Lewis Hamilton, em terceiro, aproveitou a disputa para diminuir em quase 2s a vantagem do segundo, depois de um pit stop muito lento da Mercedes.

A McLaren tentou devolver a tática da Red Bull e chamou Norris mais cedo para o pit - o britânico trocou os pneus duros por um novo conjunto do mesmo composto. Só que a equipe de Verstappen agiu rápido e chamou o tricampeão para o box na volta seguinte, colocando um jogo de pneus duros para ir até o final da corrida.

Charles Leclerc, que assumiu provisoriamente a pole durante os pit stops, não aproveitou muito tempo na frente do grid e foi ultrapassado mais uma vez sem dificuldades por Verstappen e Norris. A tarde de domingo deixou claro para o piloto da Ferrari que o seu carro está muito distante do ritmo dos seus adversários. Ele chegou a ser ultrapassado por Carlos Sainz, seu companheiro de equipe, e Sérgio Pérez, da Red Bull.

No meio do pelotão, Fernando Alonso tinha feito uma epopeia para arrastar sua Aston Martin das últimas colocações, após largar dos boxes, para nono. Ele ensaiava atacar Pierra Gasly pelo oitavo posto quando o assoalho do carro se desprendeu. Teve que abandonar. O companheiro Lance Stroll acabou herdando o nono lugar.

Entre os pilotos que brigavam pela ponta, Hamilton era o único com pneus médios e aproveitou sua vantagem para apertar o ritmo. Volta a volta, o britânico foi diminuindo a vantagem de Lando Norris, até alcançar a ultrapassagem no mergulho da segunda curva. Assim que assumiu a segunda posição, Lewis soube pelo rádio: Verstappen lutava contra um problema nos freios da sua Red Bull.

O piloto da Mercedes apertou o ritmo para cima do holandês e chegou a ficar 1s atrás na última volta, mas já não tinha mais tempo para brigar pela pole. Aquela largada ruim deve ter passado pela cabeça. Ainda assim, após a bandeira quadriculada, Hamilton celebrou muito a segunda posição: "Estamos evoluindo em vários aspectos. Estou muito feliz. Parabéns a todos da equipe e da fábrica", disse o inglês pelo rádio.


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