Verstappen vence GP da Arábia de F1 em grande duelo com Leclerc

Verstappen vence GP da Arábia de F1 em grande duelo com Leclerc

Perez teve azar com safety car e perdeu chance de vitória, mas Red Bull celebrou o degrau mais alto do pódio

Bernardo Bercht

Holandês mostrou todos os seus recursos e os da Red Bull para vencer

publicidade

Não tem favorito! O GP da Arábia Saudita foi palco de mais um duelo frenético entre Max Verstappen e Charles Leclerc. Dessa vez, o campeão de 2021 levou a melhor e, com um grande desempenho e ultrapassagem cirúrgica venceu para a Red Bull neste domingo. O pódio foi completado por Carlos Sainz, num dia de muito azar para Sérgio Perez, que liderava quando o safety car entrou, acabando com sua estratégia.

A largada teve o mexicano arrancando melhor e dominando com a Red Bull, ainda que com marcação forte de Leclerc em segundo. Verstappen deu o bote em Sainz e assumiu o terceiro lugar, enquanto no meio do pelotão Lewis Hamilton já ganhava duas posições na busca por uns pontinhos com sua complicada Mercedes.

Mas a grande batalha antes dos pit-stops era entre as duas Alpine. Fernando Alonso era claramente mais rápido e, de forma inexplicável, foi fechado diversas vezes pelo companheiro de equipe, agravando o desgaste de pneus e dando chances para Valtteri Bottas e Kevin Magnussen superarem o time francês. No momento mais absurdo, Ocon espremeu Alonso contra o muro dos boxes, numa manobra extremamente perigosa.

Por fim, o espanhol bicampeão do mundo conseguiu fazer valer sua melhor performance e passou na marra, com direito a um chega para lá na curva 1. O francês, contudo, seguiu tentando dar o troco e tirando a oportunidade de Alonso atacar George Russell pelo quinto lugar. Mais atrás, Hamilton seguiu fazendo suas ultrapassagens, apostando nos pneus duros, e logo entrava na zona de pontos.

Quando se abria a primeira janela de pits, logo depois de Perez parar, Nicholas Latifi estampou o muro e provocou um safety car. A situação acabou com as chances de vitória do mexicano, mas com um pit-stop eficiente colocou Verstappen na caçada, em segundo lugar. Hamilton arriscou e ficou na pista, subindo para sexto com os pneus desgastados, assim como Kevin Magnussen da Haas.

Veio a relargada e por pouco Verstappen não levou o primeiro lugar de Leclerc. Mais atrás, Hamilton tinha um ritmo até surpreendente pelos pneus desgastados e logo passou Magnussen. Levou algumas voltas, mas Alonso também superou o dinamarquês e vinha fazendo grande prova para incomocar a Mercedes. Uma volta depois, entretanto, a Alpine abriu o bico e parou com problemas mecânicos.

Por sinal, foi a volta da quebradeira, com Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas também abandonando. McLaren e Alpine pararam na entrada dos boxes e só a Alfa Romeo chegou nos pits. Por conta disso, foi acionado um safety car virtual. A Mercedes teve breve chance de chamar Hamilton para um pit-stop vantajoso, mas demorou e ele acabou parando sob bandeira verde. A troca foi lenta e o britânico acabou voltando fora da zona de pontos. Teve que passar Stroll e Albon para retornar ao décimo lugar e a essa altura Magnussen já estava fora de alcance.

Quem lucraram foram os franceses. Pierre Gasly subiu para oitavo numa corrida que até então era bem discreta com a AlphaTauri. Ocon, herdou as posições de Alonso, Bottas e Hamilton para ser o sexto, quando até então tinha até dificuldades para pontuar.

Na reta final, todas as atenções eram pela luta da liderança. Verstappen ligou o modo ataque total. Tentou três vezes, mas levou o troco de Leclerc. Na última delas, travou três rodas e parecia que tinha perdido o ímpeto. Mas ele deixou a máquina esfriar por uma passagem e, enfim, mandou para cima do monegasco e assumiu a liderança. Leclerc ainda teria a chance de contra-atacar com a asa móvel, mas Stroll e Albon se enroscaram, provocando bandeira amarela no primeiro setor da pista. Isso barrou a melhor chance da Ferrari recuperar a dianteira, já que Leclerc teve que reduzir exatamente na reda principal.

Depois disso, Verstappen controlou o ímpeto do adversário e cruzou para uma grande vitória e abrir sua contagem de 2022. Na bandeirada, enquanto George Russell cruzava num solitário quinto lugar; Lando Norris quase conseguiu passar Ocon, mas ainda celebrou o sétimo lugar de uma melhorada McLaren. Gasly, Magnussen e Hamilton completaram os pontuadores.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895