Verstappen vence na raça e na tática duelo brilhante com Hamilton em Paul Ricard

Verstappen vence na raça e na tática duelo brilhante com Hamilton em Paul Ricard

Mercedes tentou levar pneus até o fim com uma parada a menos, mas holandês foi para cima com maestria

Bernardo Bercht

Holandês ampliou liderança do campeonato

publicidade

Max Verstappen e Red Bull fizeram uma corrida magistral e venceram um duelo direto com Lewis Hamilton e a Mercedes. A disputa foi no detalhe, no melhor GP em Paul Ricard desde os anos 80. A tática de box fez diferença, mas o espírito incansável do holandês foi essencial para passar à frente na penúltima volta e ampliar a liderança no campeonato. A Mercedes ainda perdeu o segundo lugar no pódio, com Sérgio Perez fazendo boa corrida, em tática diferente, para ser terceiro.

Numa temporada que cada detalhe faz diferença, o primeiro errinho do dia foi de Verstappen. O holandês atravessou na primeira curva, saiu da pista e deixou Hamilton pular na frente. Bottas tentou ir no embalo, mas não levou. A melhor arrancada foi de Fernando Alonso, que pulou de nono para sétimo, brigando roda com roda, com Leclerc. O monegasco daria o troco eventualmente, mas a corrida iria naufragar mais adiante com pneus em frangalhos.

A borracha seria a tônica da corrida, por sinal. Leclerc foi o primeiro a ficar a pé nos pneus médios, vindo aos pits antes de todo mundo. Alonso viu que precisava fazer algo diferente com a Alpine enquanto era ultrapassado por uma grande fila de carros até cair para 12º. Não brigou muito e começou a poupar pneus. Quem dava animação à corrida nesse ponto era Daniel Ricciardo, com a McLaren usando melhor os pneus médios. Ele foi passando a galera e avançou de décimo até o sexto posto antes de parar.

Lá na frente, Bottas fez o undercut, parando três voltas antes do previsto. Só que o finlandês não aproveitou o pneu novo. Verstappen parou na volta seguinte e mesmo assim segurou o posto na frente da Mercedes. De quebra, quando Hamilton fez a sua parada, viu o holandês apontar exatamente à sua frente na curva 1, tomando a liderança.

Só que o britânico embutiu no aerofólio da Red Bull e ali ficou, tentando atacar. Era um novo xadrez na corrida, com a Mercedes tendo a chance de fazer o undercut. Mas a Red Bull foi para o tudo ou nada e trouxe Verstappen para uma segunda parada muito antes do previsto. Voltou voando, tirando até dois segundos por volta. A dúvida, é se a Mercedes ia responder ou tentar ir até o fim nos pneus duros gastos.

Na luta para manter a borracha viva, as duas Aston Martin adiaram seus pits ao largar com pneus duros. Alonso e Lando Norris foram os últimos a parar entre os que tinham pneus médios. Seria essencial para um fim de corrida competitivo do espanhol e do inglês. Norris, por sinal, veio patrolando todo mundo, passando cinco carros até assumir o quinto posto.

Depois disso, o cronômetro era amigo de Verstappen e Perez; inimigo da Mercedes. A dez voltas do final, ficou claro que a equipe alemã faria uma parada só. O tira-teima seria contra Bottas. Só que o holandês chegou e o finlandês já errou na primeira curva, travando rodas ao tentar se defender e cedendo fácil o segundo posto. Três voltas depois, Perez passaria também, numa bela manobra, num drible à mexicana.

O último detalhe decisivo veio numa erradinha que causou uma saída de pista de Hamilton. A três voltas do fim, isso fez a diferença cair à zona de asa móvel. Verstappen chegaria apenas na última, mas resolveu na penúltima com essa vantagem. Com pneus em frangalhos, Hamilton nem conseguiu armar uma defesa e viu a Red Bull passar por dentro com a asa móvel e disparar para uma grande vitória de Max.

Mais um grande momento da já histórica temporada de 2021, que parece só oferecer grandes batalhas entre os dois melhores pilotos da atualidade. Perez foi um merecido coadjuvante em terceiro, com Bottas melhor, mas ainda apagado em quarto. O quinto foi o ótimo Norris, à frente do combativo Ricciardo.
A grande batalha das voltas finais era a perseguição de Alonso aos pontos. O espanhol aproveitou os pneus que tinha poupado e foi despachando, Raikkonen, Leclerc, Sainz. Atacou Gasly no fim, mas o francês conseguiu um bom sétimo posto no seu GP caseiro, com o bicampeão em oitavo. Vettel somou mais uns pontinhos bacanas, com Stroll levando o décimo lugar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895